Às vezes o Twitter prova uma funcionalidade e a implementa logo em seguida. Às vezes leva meses para disponibilizá-la. É o caso da função mais recente: depois de quase um ano de testes, a opção que permite retweets com comentários começou a funcionar para todo mundo nesta semana.

Tweet com comentário

De certa forma, o botão de retweet já facilitava a inserção de comentários, mas o conteúdo adicional era considerado para o limite de 140 caracteres, mal dando para incluir uma mísera frase. Até hoje, muita gente prefere o “método clássico”: fazer retweet manual usando a sigla “RT” e colocando uma observação no final do tweet, embora isso não resolva a questão do limite.

Com a nova função, você faz um retweet e “ganha” um espaço adicional de 116 caracteres para o comentário. Não é que o limite tenha aumentado: a mensagem replicada aparece na timeline como um anexo, de modo semelhante ao que já é feito com imagens, razão pela qual os caracteres do tweet original não são contados.

É fácil usar o recurso: basta clicar no botão de retweet em uma mensagem e, na caixa que aparecer, usar o campo correspondente para inserir um comentário. Obviamente, você não conseguirá fazer isso com seus próprios tweets.

Say more with revamped quote Tweet! Rolling out on iPhone and web, coming soon to Android. https://t.co/Bcl3E859ne pic.twitter.com/fioAPPi0nW

— Twitter (@twitter) April 6, 2015

A funcionalidade está disponível para todos os usuários que utilizam a versão web do Twitter ou o app do serviço para iOS. O cliente oficial para Android ficou de fora da “estreia”, mas deve receber o recurso nos próximos dias.

Será que os retweets com comentários serão bem aceitos? Bom, vasculhando o Twitter, eu encontrei algumas opiniões desfavoráveis, mas talvez seja só questão de costume. Lembro que, nos idos de 2009, o próprio botão de retweet enfrentou resistência quando foi implementado. Hoje, a opção é largamente usada.

Relacionados