Twitter prepara Birdwatch para combater fake news em tweets
Recurso permite que usuários adicionem notas para contextualizar tweets e combater desinformação
Recurso permite que usuários adicionem notas para contextualizar tweets e combater desinformação
O Twitter está trabalhando em várias maneiras para combater a desinformação na rede social. Após anunciar a chegada dos pedidos de leitura de artigos para todos os usuários, a empresa prepara uma nova ferramenta, chamada de “Birdwatch”, que permite contextualizar tweets que precisem de mais detalhes.
Ainda em fase de desenvolvimento, a função apareceu pela primeira vez em agosto. Na época, o Birdwatch era apenas uma interface que permitia reportar tweets por fake news, adicionando uma nota com mais informações.
Agora, mais detalhes sobre o recurso foram divulgados pelo consultor de mídia social Matt Navara, em seu perfil na rede social. De acordo com as imagens, o app do Twitter para iOS terá um botão com ícone de binóculo que permitirá anexar notas a um tweet – desse modo, o público poderia fornecer maior contexto ao assunto em questão.
New Twitter feature?
‘Birdwatch’?! 🐦
Any guesses what it does? pic.twitter.com/1vmpZdTKLi
— Matt Navarra (I quit X. Follow me on Threads) (@MattNavarra) September 30, 2020
Ao que tudo indica, o Birdwatch funcionará como um sistema de contribuição. Ainda não se sabe, porém, como serão as permissões para adição de notas – é possível que elas sejam enviadas para algum tipo de aprovação ou estejam disponíveis apenas para usuários selecionados.
Ao TechCrunch, o Twitter confirmou que está “explorando uma série de maneiras de lidar com a desinformação”, e o Birdwatch seria mais um teste nesse sentido. Mas a empresa não deu previsão para o lançamento do recurso (e nem confirmou se ele, de fato, chegará a ser implementado para todos).
Com informações: TechCrunch