5 aplicativos gratuitos para aprender Libras

Alfabeto, números, palavras e jogos; confira 5 aplicativos gratuitos para aprender Libras, a Língua Brasileira de Sinais

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
pessoa na frente do computador se comunicando pela língua de sinais
5 aplicativos gratuitos para aprender Libras. (Imagem: Shvets Production / Pexels)

Libras significa Língua Brasileira de Sinais que corresponde a um idioma que possui suas próprias regras e especificações. Desde 2002, a língua é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil pela LEI Nº 10.436, sendo também a primeira língua da comunidade. Continue a leitura e confira 5 aplicativos gratuitos para aprender Libras.

1. Hand Talk

duas telas de celular com imagens do aplicativo hand talk
Hand Talk utiliza inteligência artificial para traduzir automaticamente. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Hand Talk é um aplicativo que traduz, automaticamente, textos e áudios em Libras, assim como em ASL, que é a Língua Americana de Sinais, tudo isso utilizando inteligência artificial.

Além de fazer a tradução automática, o app ainda tem a funcionalidade “Dicionário”, para aprender palavras específicas de determinadas categorias como alimentação, saúde, animais, entre outros, e uma área exclusiva de vídeos explicativos sobre diversos temas para tornar o aprendizado mais dinâmico.

Importante destacar que há uma área “Lojas” no Hand Talk, com recursos para personalizar os intérpretes 3D.

2. Alfabeto Libras

duas telas de celular com imagens do aplicativo alfabeto libras
O app é focado em ensinar o alfabeto da língua. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Desenvolvido pelo Projeto Beethoven, o aplicativo é voltado para o aprendizado do alfabeto em Libras, ou seja, nele você consegue aprender como as letras são representadas na língua. Além disso, o Alfabeto Libras conta com jogos de forca, para nível iniciante e intermediário, para incentivar o usuário a colocar em prática o aprendizado.

3. Librário – Libras para todos

duas telas de celular com imagens do aplicativo librário
O Librário oferece o aprendizado por meio de jogos. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Com o objetivo de promover a integração entre surdos e ouvintes, e o desenvolvimento da empatia, o aplicativo Librário – Libras para todos permite o aprendizado da língua de uma forma dinâmica e divertida, a partir do Jogo da Memória e do Jogo Saci, uma variação do jogo do Mico.

São 81 palavras, com vídeos educativos, divididas em três categorias: Geral, Artes e Verbos Educativos.

4. VLibras

duas telas de celular com imagens do aplicativo vlibras
O objetivo do VLibras é ajudar na comunicação e na disseminação da língua. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O VLibras é um aplicativo que tem o objetivo de ajudar a comunicação e disseminação da Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD), da UFPB, com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Além de você conseguir digitar a palavra que deseja traduzir, o app ainda conta com um dicionário completo de termos. Também é possível ajustar a velocidade da tradução e reposicionar o intérprete da forma que desejar.

5. Abeille Libras

duas telas de celular com imagens do aplicativo abeille libras
O app é voltado para intérpretes e também para quem quer aprender a língua. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Diferente dos outros apps, o Abeille Libras é direcionado tanto para quem quer aprender a língua quanto para quem é intérprete e quer divulgar o próprio trabalho.

Assim, os intérpretes conseguem cadastrar sinais de palavras e expressões que serão apresentados para os usuários nas buscas, divulgar o trabalho e receber avaliações, e as pessoas que procuram o Abeille para aprender encontram: alfabeto, números, dicionário, busca rápida, consulta de sinais e blog, tudo com conteúdo interativo.

O aplicativo também tem uma versão para assinantes, com outros recursos e aulas liberadas.

Com informações: Hand Talk.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Libras na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados