5 dicas para ganhar XP no Minecraft e subir de nível

Minecraft rende XP para o jogador de acordo com algumas ações, que podem ser úteis para melhorar ou reparar equipamentos do jogo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 12 meses
Steve, personagem de Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)
Steve, personagem de Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)

Minecraft não é exatamente um RPG, mas tem sistema de experiência, comum a jogos deste tipo. A experiência serve para melhoras equipamentos e outros elementos dentro do game. Veja como ganhar XP no Minecraft em cinco dicas bem pontuais.

O que é XP em Minecraft?

Em Minecraft, o XP é visualmente identificado. São pequenas bolinhas verdes e brilhantes, que caem quando você derrota Mobs, inimigos ou animais, ou quando cumpre algumas tarefas dentro do game. O nível de experiência é sempre exibido acima dos itens, na tela do jogo, como uma barra verde.

Conforme coleta as esferas de experiência, o nível do personagem sobe. Estes níveis são utilizados para encantar ou consertar itens, armas, objetos. E são importantíssimos para quem quer se dar bem na aventura. Siga as dicas:

1. Eliminações

Não tem segredo: a principal forma de conseguir XP em Minecraft é matar Mobs. E não precisa nem mesmo ser apenas os inimigos agressivos. Matar animais como ovelhas, porcos e até cavalos rende experiência dentro do jogo.

Mas é claro que zumbis, esqueletos, Enderman e outros inimigos também renderão. Sem falar nos itens que todos os Mobs deixam quando são eliminados, como carne, lã, couro ou até pólvora. É sempre útil matar Mobs por aqui.

Mas atenção: Mobs só deixam experiência se forem mortos dentro de cinco segundos, a partir do primeiro acerto de um golpe do jogador. Já animais bebês, morcegos, Golens e aldeões não rendem XP quando mortos.

2. Criação

Mas calma, se você for do time que sente pena em matar animaizinhos, mesmo em um videogame e em um mundo de mentira, há uma forma mais amigável de obter experiência: criando animais em suas fazendas ou casas.

Quando um bebê animal é criado, ele rende experiência ao jogador. Se você criar centenas de cabeças de gado, por exemplo, pode ganhar uma boa quantidade de XP, conforme novos forem nascendo.

Minecraft XP / Felipe Vinha / Reprodução
Construir itens pode aumentar sua experiência (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

3. Minerar

A mineração é um ponto importante em Minecraft, como não poderia deixar de ser, e por isso rende XP para o jogador. Minerar blocos com recursos é a melhor forma de ganhar experiência, se o jogador se dedicar um ou dois dias – dentro do game – a isso.

Carvão, por exemplo, ou minérios de ferro são os itens mais fáceis de achar em blocos e que podem render mais experiência por tempo de mineração. É possível também com diamante, mas mais raro. Ouro, por sua vez, não rende experiência.

4. Fundição ou comida

Fundir itens e materiais também pode render experiência, ainda que as esferas verdes não apareçam, a XP é apenas somada ao total do jogador. Fundir blocos de minério de ferro ou de ouro vai te render experiência.

Na verdade, o mesmo pode ocorrer quando cozinhamos comida, como peixe ou frango, com carvão. Consumir comida recupera apenas energia e fôlego, mas cozinhá-la deixa seu personagem com mais níveis. Não deixe de cozinhar as carnes coletadas na natureza sempre que for viável!

Como fazer uma vara de pescar no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Pescar garante XP extra (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

5. Vá pescar

Seguindo um ditado popular da vida real, a pescaria é uma ótima forma de ganhar experiência, pois todo peixe pescado rende ao menos um pouco de XP para o jogador. Na real, você nem precisa levar o peixe para casa ou guardar em seu inventário, apenas fisgá-lo é o suficiente.

Para pescar, claro, é necessário ter uma vara de pesca e um ambiente com água, mas isso é bem fácil de se conseguir logo no primeiro dia de jogo.

É importante seguir as dicas, mas não há uma ordem específica. Logo, faça como quiser e reforce sempre sua barra de experiência, pois será necessário usar os pontos de XP quando menos se espera.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados