Como agendar a pericia no INSS [Auxílio Doença]
Auxílio Doença; Saiba como agendar a perícia no INSS, regras e documentos necessários para garantir o seu benefício
O Auxílio Doença é um benefício para trabalhadores ativos no INSS. Após sofrer acidente ou adquirir uma doença que impeça a prática de suas atividades, o trabalhador precisa saber como agendar a perícia no INSS para ter seu benefício liberado.
![como agendar perícia no INSS / Jonathan Rados / Unsplash](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2020/08/como-agendar-pericia-no-inss-jonathan-rados-unsplash.jpg)
Antes de agendar sua perícia saiba se você tem direito ao Auxílio Doença pelo INSS.
Como agendar a perícia no INSS?
Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.
- Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a Perícia.
Se o segurado não tiver acesso à internet, ainda poderá realizar a marcação pelo telefone 135 e fazer sua solicitação.
Quais documentos são solicitados perícia no INSS?
Alguns documentos são exigidos e outros facultativos na data da perícia. Não obrigatório temos os laudos de outros médicos que atestem a sua doença.
Dentre os obrigatórios estão: documento oficial com foto, carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS, declaração do empregador informando o último dia trabalhado (no caso de ser empregado).
Trabalhadores Rurais, lavradores e pescadores devem levar documentação que comprove a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT, comunicação de acidente de trabalho.
Regras para perícia no INSS
- Caso o segurado não possa comparecer no dia marcado para a perícia no dia e hora marcados, poderá solicitar remarcação;
- A remarcação de perícia médica só é possível ser feita uma única vez;
- Em casos de internação hospitalar ou estar acamado em casa, o prazo para remarcação é de 7 dias antes até a data marcada. A perícia hospitalar ou domiciliar deve ser solicitada pelo portal ou app Meu INSS;
- Caso o trabalhador não compareça, faça remarcação ou cancele o requerimento de perícia, ficará impossibilitado de fazer nova solicitação pelo prazo de 30 dias;
É importante ficar atento a essas regras para a perícia no INSS, ou poderá não ser liberado o pedido do benefício. Faça tudo com calma e revise os pontos, em um momento de dificuldade, não podemos abrir mão de nossos direitos. Esperamos ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre o agendamento de perícia médica do INSS.
Mais informações: inss.gov