Como agendar a pericia no INSS [Auxílio Doença]

Auxílio Doença; Saiba como agendar a perícia no INSS, regras e documentos necessários para garantir o seu benefício

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
como agendar perícia no INSS / Jonathan Rados / Unsplash

O Auxílio Doença é um benefício para trabalhadores ativos no INSS. Após sofrer acidente ou adquirir uma doença que impeça a prática de suas atividades, o trabalhador precisa saber como agendar a perícia no INSS para ter seu benefício liberado.

Antes de agendar sua perícia saiba se você tem direito ao Auxílio Doença pelo INSS.

Como agendar a perícia no INSS?

Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.

  1. Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  2. Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a Perícia.

Se o segurado não tiver acesso à internet, ainda poderá realizar a marcação pelo telefone 135 e fazer sua solicitação.

Quais documentos são solicitados perícia no INSS?

Alguns documentos são exigidos e outros facultativos na data da perícia. Não obrigatório temos os laudos de outros médicos que atestem a sua doença. 

Dentre os obrigatórios estão: documento oficial com foto, carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS, declaração do empregador informando o último dia trabalhado (no caso de ser empregado). 

Trabalhadores Rurais, lavradores e pescadores devem levar documentação que comprove a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT, comunicação de acidente de trabalho.

Regras para perícia no INSS

  • Caso o segurado não possa comparecer no dia marcado para a perícia no dia e hora marcados, poderá solicitar remarcação;
  • A remarcação de perícia médica só é possível ser feita uma única vez;
  • Em casos de internação hospitalar ou estar acamado em casa, o prazo para remarcação é de 7 dias antes até a data marcada. A perícia hospitalar ou domiciliar deve ser solicitada pelo portal ou app Meu INSS;
  • Caso o trabalhador não compareça, faça remarcação ou cancele o requerimento de perícia, ficará impossibilitado de fazer nova solicitação pelo prazo de 30 dias;

É importante ficar atento a essas regras para a perícia no INSS, ou poderá não ser liberado o pedido do benefício. Faça tudo com calma e revise os pontos, em um momento de dificuldade, não podemos abrir mão de nossos direitos. Esperamos ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre o agendamento de perícia médica do INSS.

Mais informações: inss.gov

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre INSS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados