Como cadastrar e baixar o CRLV Digital

Veja como cadastrar, baixar e imprimir o CRLV Digital no app Carteira Digital de Trânsito para dispensar a posse do documento

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 12 meses
CRLV digital

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é aquele documento verde obrigatório para quem dirige, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como alternativa, o CRLV Digital passou a ser uma opção com mesma validade jurídica que o documento impresso. Veja a seguir como fazer o cadastro, baixar ou imprimir o documento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

O CRLV Digital existe desde 2018, mas só em 2020 ficou disponível em todo território brasileiro. A garantia da autenticidade do documento é feita por meio da leitura de um QR Code no momento da fiscalização.

Como cadastrar o CRLV Digital

  1. Caso ainda não tenha um cadastro no site do governo, crie um em acesso.gov.br;
  2. Em seguida, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store (iOS) ou na Play Store (Android);
  3. Ao abrir o aplicativo, toque em “Entrar com gov.br”;
  4. Preencha seu CPF e toque em “Avançar”;
  5. Na próxima tela, digite a senha e selecione “Entrar”;
  6. Toque em “Autorizar” para permitir o uso dos dados pelo aplicativo;
  7. Na tela inicial, toque em “Veículos” e em seguida “Toque aqui para adicionar um CRLV”;cadastrar crlv digital no app carteira digital de transito
  8. Será necessário preencher os próximos campos com o Renavam e com o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), diferente do CRLV — o código de segurança normalmente fica no topo do documento, como na imagem.Código de Segurança do CRV

Pronto! A partir disso, basta apresentar a versão digital do documento e guardar o original impresso em casa.

Como imprimir o CRLV Digital

A impressão do CRLV Digital pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto pelo site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Para imprimir pelo app Carteira Digital de Trânsito

  1. Abra o CRLV no aplicativo;
  2. Toque nas três bolinhas do canto inferior direito;
  3. Selecione a opção “Exportar”;
  4. Faça o compartilhamento do PDF por algum aplicativo ou envie por e-mail para imprimi-lo em seguida.

Para baixar o documento pelo site do Denatran

  1. Acesse portalservicos.denatran.serpro.gov.br;
  2. Clique em “Meus veículos”;
  3. Será necessário fazer o login com o cadastro do gov.br;
  4. Na coluna da esquerda, clique em “Baixar CRLV”;baixar crlv site denatran
  5. Preencha os dados de Renavam, placa e código de segurança do CRV;
  6. Clique em Prosseguir.

Não há limite de impressões do documento, mas o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) destaca que o proprietário precisa estar em dia com as obrigações e débitos do veículo para emitir o CRLV Digital.

O documento impresso em casa também tem a mesma validade do CRLV Digital cadastrado no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Ambos têm o QR Code que será escaneado para verificação da autenticidade. Imprimir outra cópia é útil para quando for necessário deixar o carro com outro condutor, por exemplo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CNH na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados