Como cadastrar e baixar o CRV digital [Registro de Veículo]

CRV digital foi integrado ao CRLV digital; entenda as diferenças e como cadastrar ou baixar o documento para imprimir em casa

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
CRLV / Flickr / Agência Brasília / Tony Winston
CRLV (Imagem: Tony Winston/Agência Brasília/Flickr)

As versões digitais do CRV e DUT foram integradas ao CRLV-e, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Todas as novas aquisições e transferências já contam com essa versão digital. Entenda como fica o cadastro do CRV digital, para baixar e imprimir o documento em casa.

CRV ou CRLV, qual a diferença?

CRV significa Certificado de Registro de Veículo, é o documento que contém todas as informações do veículo e alguns dados do proprietário. O CRV também agregava o DUT (Documento Único de Transferência), qual era usado quando se desejava transferir a propriedade do veículo para outra pessoa.

Com a versão eletrônica, o DUT passa a se chamar APTV-e, Autorização para Transferência de Proprietário do Veículo.

Já o CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. É aquele documento que todo motorista deve portar enquanto usa o veículo. O CRLV diz se um veículo está ou não apto a transitar na cidade, a partir do licenciamento anual.

Como cadastrar o CRV Digital

O “cadastro” do CRV digital é automático, um processo feito pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A proposta é de que esses documentos de veículos sejam primariamente digitais.

Desde 4 de janeiro de 2021 ou quando um veículo é transferido para outra pessoa, a única forma de ter acesso ao CRV digital é pelo CRLV-e (o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que passa a valer também como CRV e DUT.

CRLV digital (Imagem: Divulgação/Detran-RJ)
CRLV digital (Imagem: Divulgação/Detran-RJ)

No Portal de Serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), há o seguinte explicativo sobre o CRV digital:

A partir de 04/01/2021 o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e) continuará sendo e emitido em meio digital (CDT, Portal de Serviços do Denatran e Site do Detran) com a possibilidade de impressão, mas passará a valer como Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Certificado de Licenciamento Anual (CLA). Até então o CRLV-e valia apenas como licenciamento do veículo, uma vez que o CRV (antigo DUT) era emitido separado.

Ou seja, o CRLV e CRV foram unificados em um único documento emitido no Portal de Serviços do Denatran. Portanto, corresponde ao mesmo passo a passo da emissão ou impressão em A4 do CRLV ou cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito:

Com informações: Denatran.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CRLV na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados