Como baixar uma nota fiscal com Chave de Acesso
Saiba como baixar uma Nota Fiscal Eletrônica; o documento é usado para comprovar transações comerciais como a compra e venda de um produto
Saiba como baixar uma Nota Fiscal Eletrônica; o documento é usado para comprovar transações comerciais como a compra e venda de um produto
A Nota Fiscal Eletrônica comprova transações comerciais feitas por uma empresa, inclusive, a venda de produtos. Assim, todo consumidor deve receber o documento fiscal após adquirir um produto. Normalmente, o que se recebe é o Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Com ele, é possível consultar e baixar a sua NF-e. Veja como fazer:
Tempo necessário: 3 minutos
É possível baixar uma Nota Fiscal Eletrônica gratuitamente no Portal Nacional da Fazenda, no entanto, desde julho de 2020, a ação só é possível se o usuário possuir um certificado digital — espécie de identidade que garante a autenticidade de uma transação para pessoas físicas e jurídicas. Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:
No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
A Chave de Acesso é uma sequência de 44 números localizada no canto superior direito do Danfe; após digitá-la no campo “Chave de Acesso da NF-e”, clique em “Continuar”;
Acima das informações da NF-e, selecione o botão de “Download do documento”, clique em “Ok” no pop-up que abrirá para confirmar o uso do certificado digital.
Como já dito, o Danfe é um documento auxiliar e contém as principais informações da sua NF-e como dados do destinatário, emitente, descrição do produto e valores. Se você precisa do documento em mãos, mas por algum motivo está só com a Chave de Acesso ou tem o arquivo XML — enviado normalmente também após uma compra — existem alguns sites que podem te ajudar a baixar o arquivo, como é o caso do Danfe Online.
No site, é possível também imprimir o XML, arquivo oficial da NF-e, caso tenha um certificado digital.
Você também pode utilizar um arquivo XML para baixar um Danfe. Assim como no tutorial anterior, você precisa ativar a extensão do site:
Você pode escolher também validar a sua Nota Fiscal. Nesse caso, aparecerá algumas informações como quem foi o emissor do documento e qual a data de validade.
Se você precisa do arquivo XML de uma compra e possui a Chave de Acesso, é possível baixá-lo no site Fsist sem ter um certificado digital:
É comum a dúvida sobre esses três arquivos, principalmente em relação ao seu uso, então vamos lá: a Nota Fiscal Eletrônica, como viu, é um documento com validade jurídica armazenada digitalmente. As Notas Fiscais são importantes para comprovar a regularidade das transações em uma empresa.
O Danfe surge, portanto, como um documento auxiliar sem valor fiscal, mas importante na hora de transportar mercadorias, por exemplo. Além disso, o arquivo também armazena a Chave de Acesso usada para consultar uma NF-e e confirmar sua validade.
Seguindo um padrão nacional de escrituração fiscal, o XML é a conversão da Nota Fiscal Eletrônica em arquivo digital. Nele, é possível ver todos os detalhes de uma transação, porém sua leitura é feita por programas específicos. Mesmo assim, tanto empresas quanto consumidores devem guardar o documento por até 5 anos, período pelo qual a Receita pode solicitar uma verificação.