Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ
Empresas que desejam ser identificadas como estabelecimentos regulares podem fazer uso do CNPJ para obter Inscrição Estadual
Através do site do Sintegra, o empreendedor ou qualquer pessoa interessada tem como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ. O número representa o registro da empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), identificando-o como estabelecimento regular, com registro formal.

Tempo necessário: 2 minutos
O processo para fazer a consulta é simples.
- Acesse o site do Sintegra
Acesse o site sintegra.gov.br para iniciar o processo;
- Selecione a unidade federativa
Selecione o estado referente à empresa que deseja obter a informação da Inscrição Estadual. É possível fazer a seleção pelo mapa ou pela barra lateral no lado direito.
- Receba a informação sobre a Inscrição Estadual
Ao selecionar a unidade federativa, você será direcionado para o site da Secretaria de Fazenda do estado escolhido. Digite o número do CNPJ e clique em “consultar/ pesquisar”. É importante lembrar que o design do site pode variar de um estado para o outro, mas as diferenças são pequenas e não devem atrapalhar.
- Confira a informação da Inscrição Estadual
Após terminar a etapa anterior, basta conferir a informação. Geralmente a Inscrição Estadual aparecerá no campo “IE”.
O que é e para que serve a Inscrição Estadual?
A Inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.
As demais prestadoras de serviços estão isentas, mas deverão contribuir com outro imposto, o ISS (Imposto Sobre Serviços). Cada estado tem legislação própria para concessão da Inscrição Estadual e muitos realizam o cadastro online, através do site da Secretaria de Fazenda Estadual.
Ao abrir um negócio, quando necessário, o empreendedor recebe um número composto por 9 dígitos – bem parecido com o CNPJ. Através dele que a empresa se regulariza perante a Receita Federal e formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir nota fiscal de venda ou de produto (NF-e).
A responsabilidade desse registro é de cada estado. Portanto, as exigências podem ser diferentes em determinados locais, já que cada um possui uma legislação de ICMS. Você precisa solicitar a sua Inscrição Estadual onde a sua empresa estiver sediada. Os números da Inscrição Estadual significam o seguinte:
- Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro;
- Os 6 seguintes são os números da inscrição de cada empresa;
- O último dígito é o verificador ou dígito de controle.
Em alguns estados, o número de Inscrição Estadual pode ter até 14 dígitos, segundo o Manual de Orientação do Contribuinte (MOC).
É possível utilizar portais do governo para descobrir informações sobre qualquer CNPJ. Nós explicamos isso em como consultar a situação de um CNPJ.
Com informações: Sintegra