Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

Empresas que desejam ser identificadas como estabelecimentos regulares podem fazer uso do CNPJ para obter Inscrição Estadual

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Imagem mãos e computador - como descobrir inscrição estadual
Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ (Imagem: Christin Hume/ Unsplash)

Através do site do Sintegra, o empreendedor ou qualquer pessoa interessada tem como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ. O número representa o registro da empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), identificando-o como estabelecimento regular, com registro formal.

Tempo necessário: 2 minutos

O processo para fazer a consulta é simples.

  1. Acesse o site do Sintegra

    Acesse o site sintegra.gov.br para iniciar o processo;

  2. Selecione a unidade federativa

    Selecione o estado referente à empresa que deseja obter a informação da Inscrição Estadual. É possível fazer a seleção pelo mapa ou pela barra lateral no lado direito.Imagem site Sintegra - como descobrir a inscrição estadual pelo CNPJ

  3. Receba a informação sobre a Inscrição Estadual

    Ao selecionar a unidade federativa, você será direcionado para o site da Secretaria de Fazenda do estado escolhido. Digite o número do CNPJ e clique em “consultar/ pesquisar”. É importante lembrar que o design do site pode variar de um estado para o outro, mas as diferenças são pequenas e não devem atrapalhar.Imagem site Secretaria de Fazenda SP - como descobrir a inscrição estadual pelo CNPJ

  4. Confira a informação da Inscrição Estadual

    Após terminar a etapa anterior, basta conferir a informação. Geralmente a Inscrição Estadual aparecerá no campo “IE”.Imagem site Secretaria de Fazenda SP - como descobrir a inscrição estadual pelo CNPJ

O que é e para que serve a Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.

As demais prestadoras de serviços estão isentas, mas deverão contribuir com outro imposto, o ISS (Imposto Sobre Serviços). Cada estado tem legislação própria para concessão da Inscrição Estadual e muitos realizam o cadastro online, através do site da Secretaria de Fazenda Estadual.

Ao abrir um negócio, quando necessário, o empreendedor recebe um número composto por 9 dígitos – bem parecido com o CNPJ. Através dele que a empresa se regulariza perante a Receita Federal e formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir nota fiscal de venda ou de produto (NF-e).

A responsabilidade desse registro é de cada estado. Portanto, as exigências podem ser diferentes em determinados locais, já que cada um possui uma legislação de ICMS. Você precisa solicitar a sua Inscrição Estadual onde a sua empresa estiver sediada. Os números da Inscrição Estadual significam o seguinte:

  • Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro;
  • Os 6 seguintes são os números da inscrição de cada empresa;
  • O último dígito é o verificador ou dígito de controle.

Em alguns estados, o número de Inscrição Estadual pode ter até 14 dígitos, segundo o Manual de Orientação do Contribuinte (MOC).

Como saber se meu CNPJ está ativo?

É possível utilizar portais do governo para descobrir informações sobre qualquer CNPJ. Nós explicamos isso em como consultar a situação de um CNPJ.

Com informações: Sintegra

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre cnpj na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Canal Exclusivo

Relacionados