Como tirar a segunda via do título de eleitor online
É possível emitir a segunda via do seu título de eleitor pelo e-Título; aplicativo é compatível com celulares Android e iOS
É possível emitir a segunda via do seu título de eleitor pelo e-Título; aplicativo é compatível com celulares Android e iOS
É ano de eleição e não faz ideia de onde está o seu título de eleitor? Em caso de perda ou extravio, de acordo com o artigo 52 do Código Eleitoral, o cidadão pode solicitar a segunda via. É possível refazer o documento diretamente pelo aplicativo e-Título, sem precisar sair de casa. Veja como gerar abaixo.
Tempo necessário: 5 minutos
Apesar do processo online, ainda é possível emitir a segunda via do título de eleitor presencialmente em cartórios eleitorais (leia mais em “Como tirar a segunda via pessoalmente”, ao final do tutorial). Para ter o documento exibido na tela do smartphone, siga o passo a passo:
Primeiramente, faça o download do aplicativo na App Store ou na Google Play Store. Assim que abrir, leia e aceite os termos de uso para continuar;
Para emitir a segunda via do título de eleitor será necessário informar dados como nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe e do pai, caso conste;
Na sequência, é preciso responder a algumas perguntas de segurança. Dessa forma, o sistema pode confirmar se os dados estão corretos. Siga os passos na tela para continuar;
Por fim, basta informar sua senha de cadastro no app. Caso não tenha — ou não se lembre —, será possível recuperá-la ou criar uma nova;
Pelo e-Título, você consegue emitir a segunda via a qualquer momento, diferente de atendimentos presenciais que encerram esse serviço de reemissão alguns dias antes das eleições.
Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso já tenha feito o cadastramento biométrico e seu e-Título possua foto, não será necessário apresentar outro documento no dia da votação.
Porém, se não tiver nenhum dos dois requisitos citados acima, será preciso levar um documento oficial de identificação, como RG ou CNH, para conseguir votar.
Além da segunda via do título de eleitor, o aplicativo disponibilizado pelo TSE oferece a emissão de outros comprovantes que podem ser úteis no seu dia a dia. Ao acessar o menu “Mais opções”, é possível conferir os seguintes documentos:
Também é possível consultar o local de votação de terceiros, possíveis débitos eleitorais e verificar a autenticidade de documentos. O app ainda disponibiliza uma opção para quem busca ser um mesário voluntário.
O Poupatempo, projeto do Governo de SP conhecido por reunir vários serviços de utilidade pública em um mesmo local, também abriga cartórios eleitorais para ajudar na emissão e reemissão do título de eleitor, transferência e regularização da situação eleitoral.
Para tirar a segunda via nesses locais, é necessário primeiro realizar o agendamento da sua visita e comparecer à unidade no dia marcado com um documento de identificação e a certidão de quitação eleitoral em mãos.
Se você mora em outro estado, procure pelo cartório eleitoral do seu município e verifique quais os documentos solicitados para o processo, pois varia de lugar para lugar.
Importante: em atendimentos presenciais não são aceitas procurações. Somente o titular do documento poderá solicitar sua reemissão. O prazo para o pedido é de até 60 dias antes das eleições (para quem está fora do município onde vota) ou 10 dias (para quem está na mesma cidade de seu domicílio eleitoral).
A reemissão do documento pode ser feita por qualquer pessoa que já tenha emitido a primeira via e e que esteja com a situação regularizada na Justiça Eleitoral.
Se você possui multas por ausência a votações, deve acessar o site do TSE para emitir a Guia de Recolhimento à União e pagá-la por Pix, boleto bancário ou cartão de crédito. Depois disso, conseguirá gerar a segunda via do documento eleitoral.
É possível consultar o número do seu documento pelo e-Título ou site do STF; tenha os seus dados pessoais em mãos e acesse os canais online.