Como tirar a primeira via do título de eleitor pela internet

Ano de eleições? Evite multas, restrições e impedimentos legais. Descubra se ainda dá tempo de tirar 1ª Via do Título de Eleitor

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Urna eletrônica
Urna eletrônica (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e para analfabetos. Se você já tem idade para votar e ainda não emitiu o documento, continue aqui comigo. Abaixo vou mostrar como tirar o título de eleitor pela internet. Se preferir, pode acompanhar o passo a passo também pelos nossos Stories.

Tempo estimado: 4 minutos

Para comprovar que é você mesmo que está fazendo a solicitação, é necessário enviar 4 fotos: uma segurando um documento de identificação, uma da frente e outra do verso dele, e uma do comprovante de residência.

Homens que tenham entre 18 e 45 anos também precisam enviar o certificado de quitação de serviço militar. Para agilizar o processo, aconselho a primeiro capturar essas imagens. Depois, é só seguir o passo a passo:

  1. Acesse o sistema TítuloNet

    Para tirar seu título de eleitor pela internet, em seu navegador, abra o link cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento;

  2. Informe um estado para atendimento

    Clique na seta ao lado de “Selecione” para ver as opções do menu suspenso e escolha a sigla do estado que reside atualmente; em seguida, toque em “Próximo”;Atendimento no site TituloNet

  3. Inicie o processo de emissão

    Selecione a opção “Não tenho” em “Titulo de eleitor”; informe os dados pessoais como nome e data de nascimento e clique em “Próximo”;Como tirar a primeira via do título de eleitor online

  4. Envie os documentos para análise

    Primeiro, preencha as informações complementares que o sistema pede; depois, role a tela até a área “Documentos” e clique em “Selecionar arquivo” para enviar as imagens solicitadas. Após anexá-las, clique em “Próximo” novamente.Envio de documentos para tirar o título de eleitor

Anote o protocolo que aparecerá na tela. Com ele, você conseguirá acompanhar seu requerimento depois. Se não houver nenhum impedimento, como imagens elegíveis, o título de eleitor será gerado e você poderá utilizar a versão digital do documento no e-título.

Documentos necessários para emissão do título

Como dito anteriormente, para tirar seu título de eleitor é necessário ter os seguintes documentos em mãos:

  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de quitação de serviço militar (homens);

Além disso, também é possível enviar para o Tribunal Superior Eleitoral a certidão de casamento e de nascimento. Porém, não é obrigatório para emissão do título.

Perdi meu título, e agora?

Se você não possui mais seu título de eleitor, o TSE permite que faça a emissão da segunda via do documento pelo e-Titulo. Basta baixar o aplicativo no celular, informar seus dados e responder algumas perguntas de segurança.

Moro no exterior, posso tirar?

Caso você more fora do Brasil, também é possível tirar seu título de eleitor pela internet. Basta iniciar o requerimento pela página do TSE e apresentar os documentos solicitados. Após a emissão, você fará parte da Zona Eleitoral ZZ, destinada a brasileiros que residem no exterior.

Qual o prazo para a emissão?

O Cadastro Eleitoral precisa ser realizado em até 150 dias antes do pleito. Em 2022, o prazo vai até 4 de maio. Depois disso, nenhuma solicitação é permitida pelo TSE.

Preciso imprimir o título?

Não. Você consegue votar só com o app. Mas atenção: caso ainda não tenha foto, será necessário apresentar um documento de identificação no dia da votação.

Quem pode votar?

No Brasil, o título de eleitor é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Jovens de 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 e analfabetos também podem votar, porém, é facultativo. Além disso, se você mora fora do país, faz parte da Zona Eleitoral ZZ, sendo possível participar apenas de eleições presidenciais.

Com informações: TSE¹ e TSE².

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados