Gmail para Android também terá botão para cancelar inscrição

Gmail para Android ganha botão para sair de lista de e-mails. Na versão web, opção aparece em destaque e ficou mais fácil de localizar.

Giovanni Santa Rosa
Por
Gmail faz 20 anos: como o serviço mudou o e-mail ao oferecer 1 GB de espaço (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Gmail está destacando botão no Android e na web (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google colocou um botão para cancelar a inscrição de listas de e-mails no app do Gmail para Android. Ele fica em destaque, ao lado das informações sobre o remetente. Este recurso já existia há anos na versão web do serviço de e-mail, e agora chega a uma plataforma móvel.

Ao tocar no botão para se desinscrever, existem dois fluxos possíveis. Em um deles, aparece uma janela para confirmar o cancelamento. No outro, você vai até o site da plataforma de e-mails que o remetente usou para cancelar sua assinatura. Tudo depende de como o serviço usado no envio implementou a opção.

Print do Gmail com um botão para cancelar inscrição ao lado do remetente
Botão para cancelar inscrição fica em destaque, ao lado do remetente (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

O botão de cancelar inscrição está sendo liberado aos poucos para os usuários. Se ele ainda não apareceu para você, a opção continua no menu suspenso dos três pontinhos.

Cancelar inscrição é diferente de denunciar spam

Vale notar uma coisa: o botão de cancelar inscrição não denuncia aquele e-mail como spam. Esta é uma opção separada, que fica no menu suspenso do ícone de três pontinhos, no canto da tela. Lá também tem a opção de denunciar tentativas de phishing.

Como o pessoal do Android Police adverte, ao denunciar um e-mail como spam, você está ensinando isso para o filtro do Gmail. Ao fazer isso de maneira indiscriminada, ele pode começar a pegar mensagens legítimas e impedir que elas cheguem à caixa de entrada — daí a importância de apenas cancelar inscrição, conforme o caso.

Botão vem ganhando destaque no Gmail

As primeiras informações sobre o botão surgiram em novembro, na conta do X (antigo Twitter) AssembleDebug. O analista de apps também encontrou um botão para denunciar conteúdo ilegal. Ele ainda não foi lançado oficialmente.

O AssembleDebug identificou ainda um botão para gerenciar inscrições. Essa seção do app ainda não está no código, mas provavelmente é uma lista de todos os e-mails que você recebe de maneira recorrente, com opções para se desinscrever.

As funções do tipo não ficaram só no Gmail para Android. Em dezembro, o botão para cancelar inscrição ganhou destaque na versão web. Ele deixou de ser cinza e se tornou azul, ficando mais fácil de localizar.

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Gmail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados