Como usar a tela verde no story do Instagram para mudar a imagem de fundo

Saiba usar a tela verde no Instagram para gravar Stories com um fundo diferente; filtro oficial da rede social pode ser usado por qualquer pessoa

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Homem de barba parado na frente do celular com um verde com o logotipo do Instagram
Você pode usar o filtro Green Screen para alterar o fundo dos seus stories no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O filtro de tela verde do Instagram é um recurso que permite mudar o fundo da gravação de Stories por outra foto ou vídeo da galeria do dispositivo. Para usar essa técnica, é preciso selecionar o filtro “Green Screen”, oferecido pela própria conta do Instagram no aplicativo.

Na rede social, criadores costumam usar o recurso de tela verde para conteúdos didáticos, em que explicam um assunto e usam as imagens de fundo do vídeo para ilustrar. Porém, também é usado para entretenimento, no qual a pessoa reage a memes, por exemplo.

Abaixo, veja como encontrar e usar a tela verde do Instagram para gravar Stories com um fundo.

1. Abra a câmera no Instagram para fazer um novo Story

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone azul com sinal “+”, ao lado da sua foto de perfil no canto superior esquerdo da tela. Depois toque em “Câmera” para abrir a câmera do seu celular e adicionar um story.

Print do aplicativo Instagram ensina como abrir a câmera para criar um story

2. Role o seletor de filtros até o final para a esquerda

Vá passando as opções de filtros para a esquerda até aparecer a opção “Explorar Efeitos”.

Print do aplicativo Instagram ensina como acessar a área "Explorar efeitos"

3. Toque em “Explorar efeitos” para abrir a galeria de efeitos

Selecione a opção “Explorar Efeitos” para ver a galeria de efeitos dos Stories do Instagram.

Print do aplicativo Instagram ensina como acessar a área "Explorar efeitos"

4. Toque no ícone da lupa para buscar a tela verde

Toque no ícone da lupa, na parte esquerda da tela, para pesquisar o filtro de tela verde do Instagram.

Print do aplicativo Instagram ensina como buscar por novos efeitos para Stories

5. Digite “Green Screen” e procure pelo filtro oficial do Instagram

Toque no campo “Pesquisar efeitos”, na parte superior da tela, e digite “Green Screen”. Role a tela até encontrar o filtro oficial do Instagram.

Print do aplicativo Instagram ensina como pesquisar pelo efeito Green Screen para Stories

6. Toque na tela do Story para continuar a gravação

Toque na tela de preview do story com o filtro “Green Screen”, na parte de cima da tela, para voltar para tela de criação do conteúdo.

Print do aplicativo Instagram ensina como selecionar o efeito Green Screen para Stories

7. Use o botão “Alterar plano de fundo” para colocar um background na gravação

Toque no botão “Alterar plano de fundo”, na parte inferior da tela, para trocar a imagem de fundo do story. Escolha entre as opções sugeridas pelo Instagram (“Cenas”) ou as mídias salvas no seu celular (“Galeria”) e toque em cima para selecionar. Depois toque na imagem de preview, na parte de cima da tela, para voltar para a tela de gravação.

Print do aplicativo Instagram ensina como trocar o fundo de imagem usando o filtro Green Screen nos stories

Antes de gravar o story, use o movimento de pinça com os dedos para redimensionar e posicionar sua imagem no cenário. Por fim, toque o botão verde para tirar uma foto ou segure o botão para gravar um vídeo para o Stories.

Print do aplicativo Instagram ensina como redirecionar a imagem usando o filtro Green Screen nos stories

Posso trocar o fundo do vídeo durante a gravação do Story com tela verde no Instagram?

Não é possível trocar as imagens de fundo durante a gravação do story usando o filtro de tela verde. No entanto, uma solução é usar um vídeo pronto com as trocas do background para a gravação do vídeo ou gravar Stories individuais para cada troca de fundo.

Dá para gravar mais de 60 segundos com a tela verde no Story do Instagram?

Só é possível gravar vídeos de até 60 segundos no Stories do Instagram, independente do filtro ou recurso que está sendo usado. Como alternativa, a pessoa pode gravar um reel com até 90 segundos usando o filtro Green Screen oficial da rede social.

Qual a diferença entre a tela verde do Story e do Reels no Instagram?

O efeito tela verde nos Reels e nos Stories não possui diferenças. Entretanto, além de usar caminhos diferentes para criar o conteúdo, o usuário pode explorar recursos disponíveis apenas ao criar um reel. Por exemplo:

  • Produzir um vídeo com duração de até 90 segundos;
  • Criar um único reel com diferentes fundos. Basta gravar o vídeo em partes separadas e alterar o background a cada clipe.

Importante: o filtro Green Screen do Instagram não remove o fundo de vídeos prontos. A pessoa também não consegue alterar o background de um conteúdo após ele ser finalizado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados