Seu YouTube está lento com AdBlock? Dessa vez a culpa não é do Google

Nos últimos dias, usuários do AdBlock relatam que YouTube está com problema de performance. Bug no aplicativo é responsável por queda de desempenho

Felipe Freitas
Por
Ilustração com as marcas do YouTube e de aplicativo de adblock
YouTube está lento para usuários do AdBlock, mas Google é inocente (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um bug no bloqueador de anúncios AdBlock está causando lentidão no YouTube — mesmo se você assina o Premium. Os primeiros relatos do caso surgiram no fim de semana, numa postagem no Reddit, e o Tecnoblog também recebeu reclamações de usuários do AdBlock. A primeira suspeita da causa do problema foi o Google, que em novembro chegou a cortar a performance do YouTube para usuários de AdBlock.

Porém, nesta segunda-feira, a big tech se posicionou afirmando que não tinha nenhuma relação com essa queda de desempenho ligada ao bloqueador de anúncios. Isso é crível quando lembramos que até mesmo usuários do YouTube Premium relataram o problema. E mesmo com o AdBlock desativado a lentidão na plataforma seguia.

Bug no AdBlock e AdBlock Plus causa lentidão no YouTube

Ilustração com marca de aplicativo de adblock
Atualização do AdBlock trouxe script problemático que gerou lentidão no YouTube e outros sites (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O culpado pelo problema de desempenho no YouTube é a última atualização do AdBlock, incluindo a sua versão paga. O bloqueador virou o suspeito assim que usuários de outras extensões do tipo não relataram esses problemas. Raymond Hill, desenvolvedor do uBlock Origin, concorrente do AdBlock, publicou no X/Twitter que a causa estava no bloqueador.

Hill explicou que um novo script no AdBlock estava levando muito tempo para rodar. De acordo com o desenvolvedor, esse script problemático também gera queda de performance em outros sites. Mas como o bloqueador é usado majoritariamente para o YouTube, as pessoas não devem ter notado a lentidão em outras páginas.

YouTube na guerra contra AdBlock

Em outubro, o YouTube começou a impedir a execução de vídeos de usuários que estivessem usando bloqueadores de anúncio. Entre as estratégias da empresa para forçar os usuários a largar essas extensões estavam justamente o que aconteceu nos últimos dias: causar lentidão para os usuários que tivessem um bloqueador instalado. Nesse caso, o Google confirmou que esses usuários teriam um desempenho “abaixo do ideal” na plataforma.

Com informações: AndroidCentral, BleepingComputer e The Verge

Receba mais sobre AdBlock na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados