CRLV já pode ser impresso por condutores no DF e em 13 estados
Um QR Code garante a autenticidade do documento veicular (CRLV) impresso pelo dono
Um QR Code garante a autenticidade do documento veicular (CRLV) impresso pelo dono
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) liberou, nesta semana, um serviço que permite que proprietários de veículos em 13 estados mais o Distrito Federal imprimam, por conta própria, cópias do documento veicular (CRLV). Um QR Code garante a autenticidade do documento.
A versão eletrônica do documento, o CRLV digital, está disponível em praticamente todo o Brasil. Ela pode ser acessada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que, vale relembrar, também armazena a CNH digital.
Já a opção de impressão do documento deve ser liberada em todos os estados até 30 de junho. Mas o próprio Serpro explica que, devido ao aumento da demanda por serviços digitais causado pela pandemia de coronavírus (Covid-19), decidiu antecipar a integração com os sistemas de alguns Detrans para esse serviço ser disponibilizado o quanto antes.
Em função disso, proprietários de veículos no Distrito Federal e nos seguintes estados já contam com a opção de impressão:
De acordo com o Serpro, a impressão do CRLV pode ser feita a partir dos sites dos Detrans dos estados listados, via Portal de Serviços do Denatran ou por meio do aplicativo CDT.
O documento pode ser impresso quantas vezes for necessário, no entanto, o Serpro destaca que o recurso está disponível apenas para o proprietário que estiver em dia com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.
Como já dito, um QR Code garante a autenticidade do documento. É importante que a impressão seja de boa qualidade para não haver dificuldades na leitura, obviamente. Para fazer a verificação do código, basta instalar o aplicativo Vio, disponível para Android e iPhone.