Como converter fontes em curvas no Illustrator

Valorize as curvas. Saiba como converter fontes em curvas no Illustrator e compartilhe com segurança arquivos vetoriais ou em PDF

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Como converter fontes em curvas no Illustrator

Antes de enviar um logo para a gráfica ou logotipo ao cliente, alguns cuidados como converter fontes em curvas no Illustrator são essenciais. O famoso outline, para quem estiver mais familiarizado com os termos do universo do design, emprestados do inglês.

O termo outline é empregado porque a fonte, ao ser convertida em curvas, deixa de ser uma fonte editável, tornando-se uma forma vetorial como qualquer outra. Caso a ela ainda esteja ativa e o arquivo for enviado aberto – arquivo com extensão .ai – corre-se o risco de ter as fontes substituídas assim que for aberto. Ou seja, seu projeto estará em apuros.

Então, como dar saída em um arquivo com segurança de que as fontes estarão sempre exatamente como planejei? E se a impressão for feita em gráfica rápida – onde comumente não se faz prova de impressão e claro, estão sempre com pressa – como não comprometer a integridade do meu projeto?

O que são fontes? [tipos]

A gente só valoriza aquilo que entende. Dito isso, primeiramente precisamos compreender o básico sobre o que são fontes – ou tipos – e por quê elas devem ser convertidas em curvas.

Fontes são estilos de letras. Com elas, conseguimos reforçar a mensagem de nosso projeto. Quando você seleciona uma fonte para  trabalhar, ela passa a representar a personalidade de uma empresa ou profissional. Logo, ela precisa ser apresentada sempre da mesma forma, a fim de ser fixada na mente dos usuários e possíveis usuários do produto, serviço etc.

Como converter fontes em curvas no Illustrator

  1. Abra o Illustrator;
  2. Menu “New” (Novo);
    Ou siga o atalho “⌘ + N” (macOS) ou “Control + N” (Windows);
  3. Insira o formato de arquivo em que deseja trabalhar;
    Ou clique em um dos formatos pré-definidos;
  4. Selecione a “Type Tool” (Ferramenta Tipo ou Fonte);
    Ou tecle “T”;
  5. Clique na folha/área de trabalho;
    Caso você esteja usando uma versão mais recente, o programa gerará uma frase automaticamente “Lorem ipsum”;
  6. Substitua a frase padrão pela palavra ou frase desejada;
  7. Na aba “Character” (Caracter), selecione uma fonte e o tamanho desejado;
  8. Finalizado o texto, menu “Type” (Tipo/Fonte) > Create Outlines (Criar Curvas);
    Ou siga o atalho “⌘ + Shift + O” (macOS) ou “Control + Shift + O” (Windows).
Como converter fontes em curvas no Illustrator

Pronto, agora sim as fontes estão seguras e você pode compartilhar seu arquivo por aí, sem risco de surpresas desagradáveis.

Salvar em PDF no Illustrator transforma as fontes em curvas?

Nem sempre. Caso você receba um arquivo PDF de terceiros e teste abri-lo no Illustrator, é possível que ele esteja total ou parcialmente editável. A menos que a pessoa tenha feito o procedimento ensinado, um arquivo PDF não garante que a impressão saia com a fonte correta.

É mais seguro seguir a “regra de ouro”: finalizou um folder ou cartão de visitas? Selecione todo o conteúdo de texto do arquivo e converta tudo em curvas. Dê saída como PDF normalmente e envie à gráfica. E nunca esqueça de guardar o arquivo original editável.

Com informações: Shutterstock

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Illustrator na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados