Como deixar o Discord mais leve [tirar o lag]

Saiba como deixar o Discord mais leve desativando alguns recursos da plataforma que podem diminuir o desempenho do game

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 11 meses
Discord (Imagem: Divulgação/Discord)
Discord (Imagem: Divulgação/Discord)

O Discord consegue ser uma ótima ferramenta quando é preciso conversar com outras pessoas durante um jogo. No entanto, alguns recursos presentes na plataforma podem influenciar no desempenho geral do game, causando uma diminuição na taxa de FPS. Abaixo, vou te mostrar como deixar o Discord mais leve para eliminar esse problema.

Como tirar o lag do Discord

Não existe um “Discord Lite”, ou seja, uma versão mais leve que, naturalmente, seria a melhor opção na hora de se comunicar com outros jogadores durante um game. Ainda assim, desativando alguns recursos padrões da plataforma é possível obter um desempenho consideravelmente melhor.

Desative o download automático de mídia

Por padrão, o Discord baixa e exibe automaticamente imagens, vídeos, GIFs e outras mídias — isso pode ser ruim durante um jogo. Afinal, a plataforma estará consumindo recursos do processador em algo que, naquele momento, você não precisa.

Para desativar essa opção, clique em “Configurações de Usuário” (ícone de engrenagem) no canto inferior esquerdo, depois em “Texto e imagens” e desabilite todas as opções.

Desative a aceleração de hardware

Quando a aceleração de hardware está ativada, o sistema operacional usa a GPU para otimizar o Discord, algo que pode “roubar” um pouco do desempenho que deveria está indo para o game. Por isso, também recomendo que desative essa opção.

O processo é bem simples: clique em “Configurações de Usuário” (ícone de engrenagem) no canto inferior esquerdo e depois em “Aparência”. Na seção “Avançado”, desmarque a opção “Aceleração de hardware”.

Desative a sobreposição de tela

Essa opção não chega a ser tão importante como a última, mas ainda assim ela consome recursos do processador e, consequentemente, diminui o desempenho do game. Funciona assim: quando alguém que está na call fala, a sobreposição entra em ação e pisca na tela um pequeno avatar do usuário em questão.

Não se trata de algo pesado, mas desativar essa função também ajuda a tirar o lag do Discord. Para fazer isso, clique em “Configurações de Usuário” (ícone de engrenagem) no canto inferior esquerdo, depois em “Sobreposição” e desabilite o recurso.

Pronto, agora você já sabe como deixar o Discord mais leve.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Discord na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados