Como diminuir o ping no Fortnite [Tirar o lag]

Problemas de conexão; saiba como diminuir o ping no Fortnite e games online, a utilização da banda pode afetar o jogo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como diminuir o ping no Fortnite (Imagem: Vlad Gorshkov/Unsplash)
Como diminuir o ping no Fortnite (Imagem: Vlad Gorshkov/Unsplash)

Um problema recorrente tanto no Fortnite como em outros games online. Veja abaixo, como diminuir o ping no Fortnite e quais os possíveis motivos para a conexão estar com baixo desempenho.

O que é ping?

Ping é o tempo de resposta entre o seu computador ou console e o servidor do jogo online. Essa relação de troca de “pacotes” de dados quando congestionada afetará diretamente a latência ou atraso dos seus movimentos no controle para resposta dentro do jogo.

Como diminuir o ping no Fortnite

Não temos como saber o que está causando o problema em cada situação específica, as dicas para melhorar o ping servem tanto para o Fortnite quanto outros jogos online e dizem respeito, basicamente, a sua conexão com a internet.

Além do fato mais comum que é a sobrecarga de conexão ‒ quando muitas pessoas estão logadas na mesma rede, dividindo a banda da internet ‒ existem outros fatores que podem ser otimizados para verificar a melhora do ping dentro do Fortnite.

Reiniciar o modem

Quando o aparelho fica muito tempo ligado, pode acumular erros e até estar superaquecido. Para isto, remova o modem e o roteador da tomada por 30 segundos e depois conecte novamente.

Conexão por cabo Ethernet

Conexões sem fio podem ser interrompidas facilmente e ter deterioração no sinal, resultando em lag, reduzindo o ping. Conectar-se diretamente ao modem ou roteador usando um cabo ethernet elimina a possibilidade e fornece a conexão mais rápida possível.

Testar outro roteador

Caso não tenha resolvido as duas soluções acima, o problema pode estar em um defeito do roteador utilizado. O aparelho pode estar criando lag no jogo. Teste um roteador diferente ou conecte-se diretamente ao modem para ver se existe melhora no desempenho.

Posicionamento do roteador

Caso o roteador esteja perto de um armário, no porão ou escondido atrás de objetos ou móveis, isso pode causar um grande impacto na qualidade do sinal. O ideal é colocar o roteador em um local alto, centralizado e sem obstruções. Teste vários locais e use ferramentas de medição de velocidade para ver qual fornece maior desempenho.

Atualização do roteador

O firmware é um software que concede controle de baixo nível ao roteador. Isso pode melhorar o desempenho, como um driver de vídeo, portanto mantenha-o atualizado.

Ajuste na banda do Wi-Fi

Os roteadores costumam ter duas bandas: 2.4 GHz e 5 GHz. 2.4 GHz é a banda comum para a maioria dos dispositivos domésticos. Se você tiver muitos dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi, isso pode causar um congestionamento e resultar em lag e redução de ping.

Teste as duas bandas para ver qual funciona melhor na sua situação. Os passos para mudar essa configuração variam de acordo com o roteador. Normalmente, estão configuradas as 2 formas de conexão como distintas.

Com informação: Epic Games

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fortnite na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados