Como emitir o certificado de vacinação da COVID-19 no app ConecteSUS

Saiba como emitir seu certificado de vacinação contra a Covid-19 e veja como gerar um certificado internacional para aqueles que desejam viajar

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Certificado de vacinação da COVID-19
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um coronavírus (Imagem: Martin Sanchez / Unsplash)

Muitas pessoas se questionam sobre a possibilidade de ter um certificado de comprovação do fim do ciclo vacinal da Covid-19. Felizmente, o ConecteSUS já está disponível, permitindo que o usuário possa visualizar, imprimir ou salvar o certificado de vacinação da Covid-19 para usar em viagens ou outras situações. Saiba como a seguir.

Como emitir o certificado de vacinação de Covid-19

Tempo necessário: 5 minutos

Para realizar a emissão do certificado de vacinação da Covid-19, antes de mais nada é necessário ter cadastro no site do Governo Federal. A partir daí, é só baixar e instalar o app do ConecteSUS em seu smartphone.

  1. Abra o aplicativo e faça login

    O primeiro passo para emitir seu certificado de vacinação é abrir o aplicativo do ConecteSUS e fazer o login com seus dados de cadastro no Governo Federal;Como emitir um certificado de vacinação de Covid-19

  2. Acesse a área de vacinas

    Na sequência, uma tela com diversas opções deve aparecer. Toque em “Vacinas” para abrir a área com os dados de vacinação. Selecione a vacina na qual deseja emitir o certificado para continuar;Como emitir um certificado de vacinação de Covid-19

  3. Faça a emissão do certificado

    Por fim, toque em “Certificado de Vacinação Covid-19” para abrir seu certificado e selecione o ícone de PDF para salvar. É possível enviar para alguém via WhatsApp, salvar no smartphone e até mesmo em alguma pasta em serviços de armazenamento na nuvem.

Pronto! Agora você já possui seu certificado de vacinação. Para aqueles que não desejam instalar o aplicativo, também é possível acessar via navegador. Veja a seguir.

Como baixar o certificado pelo navegador

Para emitir o certificado de vacinação da Covid-19 diretamente pelo navegador de internet, as etapas são similares às utilizadas pelo app. Lembrando que antes de mais nada precisa ter um cadastro no site do Governo Federal.

  1. Entre no site oficial do ConecteSUS;
  2. Clique no botão “Acessar” da aba “Cidadão”;
  3. Faça o login com a sua conta de acesso do Governo Federal;
  4. Clique em “Vacinas”;
  5. Verifique se os registros de doses recebidas da Covid-19 já estão atualizados;
  6. Clique nas doses recebidas para maior detalhamento;
  7. Clique no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado;
  8. Você poderá salvar como PDF ou adquirir seu QR Code.

Caso o registro da vacina não apareça no sistema após dez dias da data de vacinação, será preciso verificar se houve algum problema de digitação com a equipe que administrou as doses no estabelecimento de saúde ou Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.

Se identificar erro de informação em seu certificado, é direito do titular de dados pessoais obter a correção de dados incompletos. Os agentes pela coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção.

Quem pode emitir o certificado de vacinação?

Qualquer cidadão brasileiro que recebeu todas as doses da vacina e assim completou o seu ciclo vacinal pode emitir o certificado. Porém, é preciso ter o seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Esse registro pode ser feito por um profissional em sistema de informação ou por papel. De qualquer forma, é realizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser completado pela pessoa que realizou a vacina.

Posso emitir um certificado internacional de vacinação?

Não. O único certificado internacional de vacinação existente é para vacinados contra Febre Amarela. O certificado de vacinação da Covid-19 emitido pelo ConecteSUS é válido em todo o território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.

Por conta disso, vale emitir um certificado nacional em inglês ou espanhol para utilizá-lo em outro país. Para autenticar quando for necessário, é possível apresentar o código de 16 dígitos e/ou o QR Code do documento.

É possível emitir um Certificado Nacional de Vacinação em idiomas diferentes (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Com informações: Ministério da Saúde.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Covid-19 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados