Como encontrar jogos gratuitos no Internet Archive

Com o intuito de garantir a preservação de grande conteúdo digital, o Internet Archive também tem jogos gratuitos em sua biblioteca

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Internet Archive
Servidores do Internet Archive (Imagem: John Blyberg)

Oferecendo um catálogo gigantesco entre livros, áudio, imagens e muito mais, o Internet Archive também disponibiliza jogos para os usuários. Por ser um site sem fins lucrativos, tudo é oferecido de forma gratuita, já que o objetivo é a preservação do conteúdo digital. Confira neste passo a passo como encontrar os games no site.

Tempo necessário: 5 minutos

A média de tempo é direcionada para você encontrar o que procura e realizar a inicialização do jogo.

  1. Abra a página

    Visite o site oficial do Internet Archive para procurar pelos jogos. Não há a necessidade de fazer nenhum login; ⁣internet archive jogos

  2. Clique

    No menu superior, clique na opção de “Software” para abrir uma lista de plataformas; ⁣internet archive jogos

  3. Escolha

    Agora é só escolher qual game quer curtir na plataforma e clicar em seu ícone; internet archive jogos

  4. Jogue

    Por último, clique no botão de “ligar” no centro da tela do jogo e aguarde o seu carregamento. Vale lembrar que muitos títulos não trazem a opção de download, ou seja, a jogatina ocorre apenas via streaming.Carmen Sandiego

Também é possível encontrar jogos no Internet Archive usando a barra de busca que fica na página inicial do site, é só prestar atenção na palavra “Search”.

  1. Digite a palavra-chave do game ou série que quer achar e clique no botão “Go”;
  2. Na página seguinte, clique na opção “Software” no menu esquerdo chamado “Media Type”;
  3. Agora só lhe resta procurar pelo jogo na extensa lista que vai surgir no Internet Archive.
Quais os tipos de jogos que posso encontrar no site?

O foco é o de games mais antigos, por isso é comum se deparar com plataformas como MS-DOS, ZX Spectrum, arcade e títulos baseados em CD-Rom da década de 90.

Posso fazer download?

Há uma quantidade enorme de jogos no Internet Archive, alguns oferecem a opção de download no menu do lado direito da página.

O Internet Archive é seguro?

Sim, porém há conteúdos oferecidos para download disponibilizados por terceiros com uma conta no site. Sendo assim, é importante ressaltar que todo o conteúdo digital sem a necessidade do usuário baixar, é totalmente seguro no Internet Archive.

Qual o tamanho da biblioteca?

O site está em constante expansão por causa do apoio de voluntários e instituições, ou seja, o número sempre vai diferir de um dia para o outro. De qualquer forma, a biblioteca de software no momento da publicação deste artigo tem 197,212 opções para os usuários.

Posso jogar PlayStation 5, Nintendo Switch ou Xbox Series no site?

Não. O foco do Internet Archive é a preservação de sites e conteúdos antigos.

Fica até fácil se perder no enorme conteúdo de jogos que o Internet Archive disponibiliza para os usuários. Já sabe qual título quer encontrar primeiro? Conta pra gente!

Com informações: Internet Archive.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Internet Archive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados