Internet Archive adiciona 2 mil jogos de MS-DOS que rodam no seu navegador

Internet Archive tem jogos como Amazing Spider-Man, Lion King e Pac-Man que rodam no Google Chrome, Firefox e outros browsers

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spider-man no MS-DOS

O Internet Archive acrescentou cerca de 2 mil jogos ao arquivo online de títulos para MS-DOS que rodam diretamente do navegador web: há opções como Amazing Spider-Man, The Lion King, Pac-Man, The Simpsons e Star Trek Pinball. Eles funcionam no Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e outros sem plugin nem instalação adicional.

O catálogo adicionou 1.925 jogos para MS-DOS desde o início de outubro, resultando em um total de 6.900 itens. Jason Scott escreve no blog do Internet Archive que eles nunca receberam tantos games quanto agora, “indo de pequenas produções independentes e recentes a grandes lançamentos esquecidos há décadas”.

Estes jogos funcionam diretamente do navegador graças ao projeto eXoDOS, que reúne milhares de títulos antigos e usa uma combinação de Dosbox e ScummVM para rodá-los em sistemas modernos.

Vale lembrar que o Internet Archive também oferece outros jogos do MS-DOS há anos, como Prince of Persia, Wolfenstein 3D, SimCity, Aladdin e Donkey Kongconfira aqui a lista completa.

Internet Archive

Internet Archive avisa sobre jogos emulados no navegador

Scott, do Internet Archive, lembra que a experiência pode variar. Por exemplo, alguns jogos dependem das teclas Fn de função, mas ao pressioná-las, é o Windows que vai responder, não o navegador. Eu me deparei com um “pressione F1 para começar”, só que isso abre a ajuda do sistema.

Às vezes, a emulação é mais lenta do que deveria. Em outras vezes, há falhas que não permitem jogar um título específico — é o caso de Microsoft Flight Simulator, uma das adições recentes.

Alguns jogos têm proteção contra pirataria, caso de The Simpsons – Bart vs. the Space Mutants: você precisa digitar uma palavra de uma página específica do manual, que o Internet Archive não oferece. E se o jogo for mais recente, distribuído em um CD-ROM, será necessário fazer um download de até 700 MB para testá-lo no browser.

Ainda assim, a maioria dos jogos funciona bem no navegador, portanto vale a pena dar uma olhada no catálogo. Há dois jogos dos Simpsons feito pela Konami, por exemplo, além de Esse mundo é um Colosso 4 com personagens da TV Colosso, programa infantil exibido pela Rede Globo na década de 90.

TV Colosso

A lista com todas as adições recentes ao Internet Archive está disponível neste link. Reunimos abaixo alguns dos jogos que funcionaram bem em nosso teste rápido. Você encontrou mais algum?

Com informações: Boing Boing.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados