Como ver tweets apagados usando o Internet Archive

Direto do túnel do tempo; saiba como ver tweets apagados usando o Internet Archive e entenda as limitações da ação

Leandro Kovacs
Por

Como buscar informações antigas que podem ter sido apagadas da internet ou de perfis utilizando uma ferramenta ao alcance de todos? Veja abaixo, como ver tweets apagados usando o Internet Archive e descubra qual o pulo do gato e as limitações da ferramenta para este fim.

Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Flickr / John Blyberg)
Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Flickr / John Blyberg)

Tempo necessário: 2 minutos.

O grande pulo do gato é utilizar a barra de pesquisa por URL do Wayback Machine, disponível na página principal do Internet Archive. Importante lembrar que para ter os registros, o perfil do Twitter precisa ser público e o snapshot da página deve ter sido registrado antes do tweet ser apagado.

  1. Inserindo a URL do perfil do Twitter

    O primeiro passo é ingressar na página oficial do Internet Archive. Na região central superior, coloque a URL exata do perfil do Twitter que deseja pesquisar;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Navegando pela linha do tempo

    Na tela seguinte, caso existam registros, uma linha do tempo ficará disponível, separada por anos e com o volume de registros. No exemplo, buscamos o registro mais antigo do perfil;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Encontrando a data e selecionando o snapshot

    Após definir o ano da pesquisa na parte superior, o calendário abaixo irá mostrar os dias em que foram feitos registros da página. Basta posicionar o mouse sobre a data e, no pequeno menu, clicar sobre o horário do snapshot;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Verificando o Tweet

    Após clicar, na página seguinte estará disponível a imagem registrada na data. No caso do exemplo, o registro foi feito em 2013, mas o tweet tinha sido postado em 2009.Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Busquei exemplo nas duas principais pessoas públicas brasileiras, o perfil do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva. O perfil de Lula só tinha registros de 2018 para frente, como a ideia era buscar um tweet mais antigo, a melhor opção para exemplo acabou sendo o atual presidente.

O trabalho do Internet Archive

O Internet Archive arquiva a web há 20 anos e preservou bilhões de páginas de milhões de sites. Essas páginas geralmente são compostas e vinculadas a muitas imagens, vídeos, folhas de estilo, scripts e outros objetos web. Ao longo dos anos, o Arquivo registrou mais de 510 bilhões desses objetos da web com carimbo de data/hora, que eles chamam de capturas.

O site define uma página da web como uma captura válida, quando o registro é um documento HTML, um documento de texto simples ou um PDF de registro da imagem. É interessante buscar domínios antigos e descobrir como eram as páginas em suas respectivas épocas.

Com informação: Internet Archive 1, 2, 3, 4.

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados

Relacionados