Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como ver tweets apagados usando o Internet Archive

Direto do túnel do tempo; saiba como ver tweets apagados usando o Internet Archive e entenda as limitações da ação

Leandro Kovacs

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Como buscar informações antigas que podem ter sido apagadas da internet ou de perfis utilizando uma ferramenta ao alcance de todos? Veja abaixo, como ver tweets apagados usando o Internet Archive e descubra qual o pulo do gato e as limitações da ferramenta para este fim.

Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Flickr / John Blyberg)
Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Flickr / John Blyberg)

Tempo necessário: 2 minutos.

O grande pulo do gato é utilizar a barra de pesquisa por URL do Wayback Machine, disponível na página principal do Internet Archive. Importante lembrar que para ter os registros, o perfil do Twitter precisa ser público e o snapshot da página deve ter sido registrado antes do tweet ser apagado.

  1. Inserindo a URL do perfil do Twitter

    O primeiro passo é ingressar na página oficial do Internet Archive. Na região central superior, coloque a URL exata do perfil do Twitter que deseja pesquisar;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Navegando pela linha do tempo

    Na tela seguinte, caso existam registros, uma linha do tempo ficará disponível, separada por anos e com o volume de registros. No exemplo, buscamos o registro mais antigo do perfil;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Encontrando a data e selecionando o snapshot

    Após definir o ano da pesquisa na parte superior, o calendário abaixo irá mostrar os dias em que foram feitos registros da página. Basta posicionar o mouse sobre a data e, no pequeno menu, clicar sobre o horário do snapshot;Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Verificando o Tweet

    Após clicar, na página seguinte estará disponível a imagem registrada na data. No caso do exemplo, o registro foi feito em 2013, mas o tweet tinha sido postado em 2009.Como ver tweets apagados usando o Internet Archive (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Busquei exemplo nas duas principais pessoas públicas brasileiras, o perfil do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva. O perfil de Lula só tinha registros de 2018 para frente, como a ideia era buscar um tweet mais antigo, a melhor opção para exemplo acabou sendo o atual presidente.

O trabalho do Internet Archive

O Internet Archive arquiva a web há 20 anos e preservou bilhões de páginas de milhões de sites. Essas páginas geralmente são compostas e vinculadas a muitas imagens, vídeos, folhas de estilo, scripts e outros objetos web. Ao longo dos anos, o Arquivo registrou mais de 510 bilhões desses objetos da web com carimbo de data/hora, que eles chamam de capturas.

O site define uma página da web como uma captura válida, quando o registro é um documento HTML, um documento de texto simples ou um PDF de registro da imagem. É interessante buscar domínios antigos e descobrir como eram as páginas em suas respectivas épocas.

Com informação: Internet Archive 1, 2, 3, 4.