Como esconder fios de TV, computador e eletrônicos

Hora de por ordem na bagunça: veja como esconder fios de TV, computador e outros eletrônicos e organize sua estante ou mesa

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Bagunça de cabos / como esconder fios

Se você tem muitos eletrônicos, esconder fios de TV, computador, carregadores de celulares e tablets, console de videogame, set-top boxes, cabos de rede, reprodutores de mídia e etc. é uma tarefa para lá de necessária, para reduzir a bagunça infernal do emaranhado de cabos. Conheça algumas dicas que vão te ajudar bastante a organizar.

Como esconder fios de TV, computador e eletrônicos

Para esconder fios de TV, computador, celulares e outros eletrônicos e deixa-los razoavelmente organizados, você pode seguir uma série de dicas simples e que são bem baratas para reproduzir. Vamos ver cada uma delas e colocar as mãos na massa.

1. Desconecte tudo antes de começar

Filtro de linha / como esconder fios

Não tem muito o que fazer: em primeiro lugar, desligue todos os seus dispositivos e desconecte-os dos aparelhos e da rede elétrica ou do roteador se você também usa cabos de rede. Para cabos sempre conectados, como energia, imagem e rede, convém separa-los por dispositivo, para criar grupos fáceis de identificar à distância.

Assim, você terá menos cabos soltos.

Consulte um eletricista antes de usar filtros de linha, principalmente os com muitos plugues; evite ligar dispositivos demais em uma só tomada, assim como prefira não apelar para “benjamins” — multiplicadores de tomadas vendidos em qualquer birosca.

2. Use organizadores simples

Organizador / como esconder fios

Uma boa pedida para dar um jeito na bagunça é usar organizadores plásticos (acima), que envolvem os fios em um único conjunto. Você pode compra-los prontos ou, se tiver paciência, fazer os seus com garrafas pet, um processo que sai muito mais barato.

Você pode cortar as tiras no tamanho que quiser, prender vários cabos no organizador e posiciona-los de uma forma melhor atrás da estante, hack ou mesa da sua casa.

3. Prendedores de papel para cabos soltos

Prendedor de papel / como esconder fios

Para evitar que cabos que ficam mais tempo soltos caiam atrás da mesa, você pode fixar prendedores de papel na parte de trás e posiciona-los ali (foto acima). Dessa forma, os clipes de metal funcionam como suportes e passadores — ao mesmo tempo — evitando que os mesmos fiquem soltos e dificultem o seu uso.

4. Canos e canaletas

Canaleta

Por fim, o uso de canos (de PVC mesmo) ou de canaletas é uma ideia interessante para acomodar os fios atrás dos móveis, para que não fiquem pendurados e saiam da linha de visão. Assim, sua sala ou escritório ficará um pouquinho mais organizado.

Você pode usar tanto as soluções profissionais, quanto adaptar utensílios mais simples para dar um jeitinho na bagunça. Depende da sua imaginação e habilidades manuais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados