Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como funciona o QuintoAndar [aluguel de imóveis]

Quer saber mais sobre o serviço de aluguel de imóveis oferecido por essa empresa brasileira? Saiba como funciona o QuintoAndar

Por

Se destacando como uma alternativa para quem quer alugar ou oferecer imóveis para tal, essa startup brasileira surgiu em 2013. A empresa serve como uma intermediadora entre proprietário e inquilino, auxiliando em várias etapas e dispensando burocracias comuns do dia a dia. Há muito para compreender sobre como funciona o QuintoAndar. Então venha comigo para descobrir os detalhes e tirar suas dúvidas!

Como funciona o QuintoAndar
App do QuintoAndar (Imagem: Divulgação)

O QuintoAndar é uma empresa que promete facilitar a locação e aquisição de imóveis tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Em todo o país, o foco é no ato de alugar, porém a parte de compra e venda também funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Uma das principais vantagens, segundo a companhia, é a de diminuir drasticamente a burocracia, oferecendo negociações mais rápidas entre as partes. O QuintoAndar também funciona como uma maneira de proteger os interesses e necessidades de seus usuários, algo que será mais detalhado abaixo.

Através de seu aplicativo e site, a empresa direciona toda a negociação de forma 100% online. Desde o cadastro do imóvel até a assinatura do contrato. A intenção é a de agilizar, sem colocar os usuários em longas filas enquanto segura uma grande quantidade de papéis.

Como funciona o QuintoAndar para o inquilino

Para uma pessoa que quer encontrar um novo imóvel para alugar, há a possibilidade de usar tanto o app quanto o site oficial do QuintoAndar. O usuário precisa fazer uma busca com os parâmetros que deseja, como localização, preço médio do aluguel, número de quartos, etc. Assim que encontrar algo, o interessado pode agendar uma visita clicando no botão azul no próprio anúncio.

Depois de conhecer de perto o imóvel, é possível fazer uma proposta diretamente pelo aplicativo ou site. Com exceção da visita que é presencial, o QuintoAndar funciona inteiramente de forma online. Se o proprietário aceitar a proposta, a próxima etapa é a da análise de crédito que precisa ser aprovada. A empresa não usa fiador, por exemplo.

Para ter uma avaliação de crédito positiva, há dois critérios importantes:

  • ter renda bruta mensal somada de pelo menos 2,5 vezes o valor total negociado para o imóvel (aluguel, condomínio, IPTU e seguro-incêndio);
  • ter um bom score de crédito em serviços de proteção ao crédito, como SCPC Boa Vista e Serasa.

Depois de tudo acertado, os pagamentos do aluguel são feitos via boleto através do aplicativo, mas também são enviados por e-mail todos os meses. O QuintoAndar funciona intermediando os processos entre inquilino e proprietário.

Vale ressaltar os documentos necessários para um inquilino do QuintoAndar:

  • Selfie segurando o documento de identidade*: RG, CNH ou RNE;
  • Foto do mesmo documento escolhido para a selfie;
  • Comprovante de rendimentos dos últimos 3 meses.

E como funciona para o proprietário?

Para uma pessoa que tem a intenção de colocar o seu imóvel para alugar no QuintoAndar, é preciso realizar um cadastro no site ou app. Os seguintes documentos/informações são exigidos pela empresa na hora da elaboração do contrato:

  • RG/CNH;
  • CPF;
  • E-mail pessoal;
  • Número de celular;
  • Dados bancários para depósito do aluguel;
  • Matrícula do imóvel;
  • Cartório onde o imóvel foi registrado.

A partir daí, o usuário poderá criar o anúncio do imóvel. Terá apenas que aguardar o QuintoAndar entrar em contato e marcar a sessão de fotos que vão ser apresentadas. Por fim, há uma calculadora de preços no site ou app para ajudar a definir o preço do aluguel.

Com tudo isso confirmado, o QuintoAndar passa a funcionar como o meio de ligação entre interessado e proprietário. A marcação de visitas, assim como as propostas e a reserva do imóvel são feitas diretamente pelo site ou aplicativo da empresa.

O repasse do aluguel é feito a partir do segundo mês de contrato, sempre na data combinada entre as partes. O dono do imóvel pode acompanhar tudo pelo app ou por e-mail.

Por último, é importante lembrar que o QuintoAndar não exige exclusividade do imóvel, ou seja, o proprietário pode criar anúncios em outros locais.

QuintoAndar
Site do QuintoAndar (Imagem: Divulgação)
Quem paga o condomínio?

A taxa do condomínio em todos os imóveis administrados pelo QuintoAndar é paga pelo inquilino diretamente à administradora do condomínio ou síndico.

Aluguei um imóvel que precisa de reparos. O que fazer?

Para os mais distintos reparos, o QuintoAndar sugere que o inquilino entre em contato com o proprietário através do chat do aplicativo ou site, mas também há a possibilidade de realizar uma solicitação para a própria empresa em casos mais extremos.

Como funciona a rescisão de contrato (por ambas partes)?

O inquilino pode solicitar a rescisão a qualquer momento pelo app ou site, com aplicação de multa rescisória nas mais distintas situações previstas no contrato. Já o proprietário precisa esperar o fim do prazo de locação de 30 meses contados a partir do primeiro dia de vigência para solicitar a rescisão de locação do QuintoAndar.

Há alguma taxa que o proprietário paga ao QuintoAndar?

O QuintoAndar funciona como um intermediador entre as partes, sendo assim, a empresa cobra uma taxa pelo serviço. Chamada de “Taxa de corretagem”, é a comissão dos serviços no valor de um aluguel integral. Ela é cobrada uma única vez no início da locação. Já a “Taxa de administração” é uma porcentagem do aluguel cobrada todo mês e varia de acordo com o tipo de anúncio.

Há opção de portabilidade?

Sim. O proprietário pode realizar a transferência de carteira de imóveis ou de contratos de uma imobiliária tradicional ao QuintoAndar sem alterar o contrato vigente.

Como funciona a Proteção QuintoAndar?

É a forma que a empresa criou para garantir que o proprietário receba os valores do aluguel no mesmo dia, sem atrasos, mesmo que o inquilino não efetue o pagamento em dia. Também garante a entrega do imóvel do proprietário com a execução dos reparos devidos ao inquilino, caso não seja feito pelos moradores. Essa não é uma escolha dos clientes, está em todos os contratos do QuintoAndar.

Agora que você já sabe como funciona o QuintoAndar, tem algum interesse em usar os serviços dessa empresa? Ficou com mais alguma dúvida? Não deixe de perguntar em nossa comunidade!

Com informações: QuintoAndar.