Como criar um bot no Telegram

Ter um bot no Telegram pode te ajudar no gerenciamento de informações sobre produtos, construir jogos com seus amigos e até fazer pagamentos pelo mensageiro

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como criar um bot no Telegram? (Imagem: Telegram/Divulgação)
Como criar um bot no Telegram? (Imagem: Telegram/Divulgação)

Ao trabalhar com as redes sociais de mensagens pode-se ter o “robô” como um forte aliado. Veja abaixo, como criar um bot no Telegram e conheça suas principais funções dentro do aplicativo.

Tempo necessário: 15 minutos

Não é preciso escrever códigos e mais códigos para criar e configurar o seu bot, já que o botfather tem tudo planejado para um bom funcionamento. Na verdade, não precisa nem de computador. Pelo próprio smartphone é possível criar o seu exemplar.

  1. Buscando o botfather

    Vá na barra de pesquisa — como se fosse buscar um contato qualquer — e digite botfather. Vale lembrar que os bots oficiais do Telegram possuem o ícone de verificado ao lado do nome;Buscando o botfather no Telegram (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Veja todos os comandos disponíveis

    Já estando na conversa com o botfather, digite /help para visualizar toda a listagem de comandos disponíveis;Pesquisando a lista de comandos do botfather no Telegram (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Criando o novo bot

    O comando a ser digitado para dar início à criação do bot é /newbot. Siga as instruções e crie um novo nome para o bot. Página do de chat com o bot criado no Telegram (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Pronto, já criou seu primeiro bot.

Ao concluir, um token de API deve ser gerado para ele. Guarde em local seguro e não mostre pra ninguém. Isso garante que só o criador usará o bot.

Qual a função do bot no Telegram?

A principal função do bot no Telegram é auxiliar o usuário no gerenciamento de informações, seja de uma empresa ou produto. O robô pode responder dúvidas de consumidores, fazer gestão de críticas e reclamações e enviar de informações sobre o uso do produto ou serviço. Além disso, o bot pode construir jogos, aceitar pagamentos no Telegram, fazer integração com serviços externos e criar ferramentas customizadas.

O bot pode se conectar com outras plataformas de atendimento?

Um bot pode enriquecer os bate-papos dentro do Telegram com conteúdo de serviços externos. Alguns dos mais conhecidos já tem seus modelos próprios: Gmail Bot, GIF bot, IMDB bot, Wiki bot, Music bot, YouTube bot, GitHubBot. Fica bem mais simples Integrar estes serviços.

Com informação: Telegram, Zendesk, Sohamkamani.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados