Como funciona o site preferido do stalker no Facebook

Conheça o StalkFace, o serviço que permite a um stalker do Facebook fazer consultas a um perfil da rede sem que a pessoa saiba

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Homem espiando pela janela (Imagem: lechenie-narkomanii/Pixabay)
Homem espiando pela janela (Imagem: lechenie-narkomanii/Pixabay)

O Facebook oferece proteções contra stalker e bisbilhoteiros em geral, o usuário pode proteger seu perfil e não deixar quase nada disponível publicamente. Mesmo uma consulta aos dados públicos pode ser rastreada, pois a rede social registra quem viu o que está liberado, e talvez por isso, o site StalkFace esteja ganhando bastante popularidade. Você vai conhecê-lo a seguir..

O que é StalkFace?

O StalkFace é um site stalker do Facebook, que permite fazer consultas aos dados públicos de perfis na rede social sem que a visitação seja registrada. Ele funciona de modo semelhante à Busca Social, que permite fazer consultas cruzando informações alimentadas pelos usuários, o que pode levar a resultados um tanto perturbadores.

A diferença entre a Busca Social e o StalkFace é o fato de que o segundo não possui acesso a informações que os usuários marcam como privadas, ou que só podem ser vistas por amigos. No entanto, todos os dados públicos podem ser acessados.

O StalkFace é bastante similar ao StalkScan, que surgiu em 2017 e não está mais no ar.

Como o serviço stalker do Facebook funciona

Ao acessar o site stalkface.com, o usuário verá uma página com um campo de busca e uma série de links, para as diversas informações que uma pessoa pode colocar em seu perfil do Facebook.

O processo para usar a ferramenta é bem simples:

  1. Copie o link do perfil do Facebook que você quer “espiar”;
  2. Cole o link no campo de busca do StalkFace;
  3. Clique no botão “Espiar”.
Página do StalkFace (Imagem: Reprodução/StalkFace) / facebook stalker
Página do StalkFace (Imagem: Reprodução/StalkFace)

Feito isso, o StalkFace exibirá um número com link para o perfil direto do usuário, e todos os botões de pesquisa direcionada (fotos, Stories, relacionamento, trabalho, etc.) passarão a ser clicáveis. Assim, o stalker do Facebook só precisa selecionar qual informação deseja acessar.

O StalkFace é seguro?

Embora o StalkFace não seja ilegal, usá-lo talvez não seja uma boa ideia.

Isso porque o serviço stalker do Facebook é uma imitação do finado StalkScan, este criação do profissional de segurança belga Inti De Ceukelaire, como uma forma de expor como é possível cruzar informações dos usuários com facilidade.

O StalkFace, por sua vez, é voltado para stalker e bisbilhoteiros, mas direciona as pesquisas através de encurtadores de links bastante suspeitos, conhecidos por serem disseminadores de malwares e outras pragas digitais. Logo, usá-lo pode não ser muito seguro.

Por outro lado, o stalker do Facebook pode fazer uso da Busca Social, que oferece ferramentas de filtro oficiais e mais seguras. O único porém é o fato de que o recurso foi removido da página inicial e ocultado pela empresa.

Oficialmente, o Facebook diz priorizar a privacidade dos usuários, que controlam o que compartilham, mas não explica por que a Busca Social continua ativa, embora escondida.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados