O aplicativo do Facebook no Android ganhou a opção de impedir que a rede social rastreie sua posição tendo acesso à sua localização quando o app está em segundo plano. No iPhone, já era possível administrar esse recurso que ainda virá ao Android Q.

Quem ativa o Histórico de Localização do Facebook, permite ao app, quando executado em segundo plano, coletar seu local sempre que possível, mesmo que não esteja aberto. Para impedir, desative a “Localização em segundo plano” nas Configurações.

Localização do Facebook no iOS (iPhone) e Android

Os serviços de localização são uma configuração no iPhone e Android. Você tem a opção de definir os serviços de localização no iOS para: Sempre, Durante Uso ou Nunca.

Ao contrário do iOS, o Android é menos flexível: ou dá aos aplicativos permissão para acessar sua localização sempre que quiserem ou simplesmente os proíbe de obtê-la.

O Android Q vai implementar a terceira opção: dar acesso quando o app está aberto.

Enquanto isso acontece, você pode desativar por completo.

É isso que ativa os ‘Amigos nas imediações’

Quando ativados, os serviços de localização ajudam o Facebook a permitir que você publique marcando com sua localização, veja anúncios mais relevantes, encontre redes de Wi-Fi e locais nas imediações e use o recurso “Amigos nas Imediações”, entre outros.

Você pode desativar os serviços de localização a qualquer momento. Quando estiverem desativados no dispositivo, o Facebook não adicionará novas informações a seu histórico de localização usando o dispositivo, mesmo com histórico de locais ativado.

Ativar ou desativar os serviços de localização do dispositivo Android:

  1. Vá para a tela inicial do seu smartphone;
  2. Toque em “Configurações” e em “Aplicativos”;
  3. Navegue na lista de aplicativos e toque em “Facebook”;
  4. Abaixo de “Permissões”, toque em “Localização”;
  5. Mova a chave para desativar os serviços de localização no aplicativo.

Ativar ou desativar a localização em segundo plano no dispositivo Android:

Quando os serviços de localização estão ativados, também é possível controlar se você permite que o Facebook acesse a localização precisa de seu dispositivo quando não está usando o aplicativo do Facebook. Esse controle é chamado de “localização em segundo plano” e é uma configuração também encontrada no aplicativo do próprio Facebook.

  1. Abra o aplicativo Facebook no Android;
  2. Toque no menu e em “Configurações e privacidade”;
  3. Toque em “Atalhos de privacidade” e
    em “Gerenciar suas configurações de localização”;
  4. Mova a chave para desativar a localização em segundo plano.

Ativar ou desativar os serviços de localização no iOS (iPhone):

  1. Vá para a tela inicial do seu iPhone;
  2. Toque em “Configurações”, role a tela para baixo e toque em “Privacidade”;
  3. Toque em “Serviços de localização” e mova a chave para desativar a localização.

Se você optar por ativar os serviços de localização, é possível controlar quando você permite o Facebook acessar sua localização rolando pela lista de aplicativos listados, tocando em Facebook e selecionando Sempre, Durante o uso do aplicativo ou Nunca.

 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados