Ilustração mostra botão "Localização" e outras opções em uma conversa do WhatsApp
Mandar a localização no WhatsApp ajuda a compartilhar onde está ou acompanhar sua localização de forma contínua (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para mandar a localização pelo WhatsApp no Android ou iPhone é preciso abrir a conversa onde a localização será enviada, tocar no ícone de “Mais” no iPhone ou no ícone de “clipe” no Android, selecionar a opção “Localização” e escolher entre enviar a localização fixa ou a localização em tempo real no WhatsApp.

Só é possível enviar a localização pelo WhatsApp através dos aplicativos para Android e para iPhone, não sendo permitido enviar pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp para desktop.

Veja a seguir como mandar a localização pelo WhatsApp no Android ou iPhone.

Como mandar a sua localização pelo WhatsApp no Android

1. Acesse as configurações do WhatsApp no seu smartphone Android

Toque em “Configurações”, role a página até encontrar “Aplicativos” e selecione. Acesse “WhatsApp” próximo do final da lista de aplicativos para dar a permissão de acesso à localização ao WhatsApp.

Capturas de tela mostram janela de "Configurações" do Android com seta indicando botão "Aplicativos" e em outro "WhatsApp"
Acessando as configurações de permissão do WhatsApp no Android (Imagem: Reprodução/Android)

2. Garanta a permissão de acesso à localização ao WhatsApp

Acesse a opção “Permissões”, role a página e toque em “Localização”. Na nova página, selecione “Permitir durante o uso do app” e ative a opção “Usar local exato” para garantir a permissão de acesso à localização ao WhatsApp. 

Capturas de tela mostram janela de "Configurações" do Android com seta indicando botão "Permissões", em outro "Localização" e por fim em "Permitir durante o uso do app" e "Usar local exato"
Dando permissão de acesso à localização ao WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução/Android)

3. Acesse a conversa onde irá compartilhar sua localização no WhatsApp

Abra o WhatsApp e selecione a conversa com a pessoa ou grupo no qual sua localização será compartilhada. Toque no ícone de “clipe” na barra inferior do WhatsApp. 

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp para Android com seta indicando botão "clipe" na barra inferior
Acessando conversa onde será compartilhada localização no WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Toque em “Localização” para enviar sua localização no WhatsApp

Selecione o botão “Localização” na nova janela que aparecer para compartilhar localização no WhatsApp. 

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp para Android com seta indicando botão "Localização" na barra inferior
Acessando a janela de “Localização” no WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Escolha se quer enviar a localização atual ou a localização em tempo real

Escolha entre compartilhar a localização fixa ou a localização em tempo real no WhatsApp — a localização fixa indica a sua posição quando foi compartilhada, enquanto a localização em tempo real é atualizada de forma contínua automaticamente. 

Captura de tela mostra janela de "Localização" do WhatsApp para Android com seta indicando botões "Localização em tempo real" e "Localização atual"
Escolhendo o tipo de localização que será compartilhada no WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

6. Defina um tempo para o compartilhamento da localização em tempo real no WhatsApp

Escolha o tempo de duração do compartilhamento da localização em tempo real e toque no ícone de “seta” para enviar a localização pelo WhatsApp.

Captura de tela mostra janela de "Localização" do WhatsApp para Android com seta indicando botão "1 hora" e ícone com "Seta"
Escolhendo tempo de compartilhamento da localização em tempo real no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como enviar a sua localização pelo WhatsApp no iPhone

1. Abra as configurações de Privacidade e Segurança do WhatsApp no iPhone

Nos “Ajustes” do iPhone, role a página e acesse a opção “Privacidade e segurança”. Toque na opção “Serviços de localização”. 

Capturas de tela mostram janela de "Ajustes" do iPhone com seta indicando "Privacidade e segurança" e "Serviços de localização"
Acessando tela de “Privacidade e Segurança” do WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/iOS)

2. Permita o acesso à localização do WhatsApp

Rolê até o final da janela “Serviços de localização” e selecione “WhatsApp”. Toque na opção “Sempre” e ative “Localização precisa” para permitir o acesso à localização ao WhatsApp. 

Capturas de tela mostram janela de "Privacidade e Segurança" do iPhone com seta indicando "WhatsApp", "Sempre" e "Localização Precisa"
Permitindo acesso à localização ao WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/iOS)

3. Selecione a conversa onde será enviada a localização no WhatsApp

Acesse a conversa com o contato ou grupo onde irá compartilhar localização no WhatsApp. Toque no ícone de “Mais” na parte inferior do WhatsApp para iPhone. 

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp para iPhone com seta indicando botão "Mais" na barra inferior
Acessando conversa onde será mandada localização no WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Toque em “Localização”

Selecione a opção “Localização” no menu que se expandir no WhatsApp para iPhone. 

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp para iPhone com seta indicando botão "Localização" na barra inferior
Selecionando a opção “Localização” no WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Escolha se quer enviar a localização atual ou a localização em tempo real

Escolha entre compartilhar a localização em tempo real ou em enviar a localização fixa no WhatsApp — a localização em tempo real segue sua localização de forma contínua, enquanto a localização fixa encaminha a sua posição apenas naquele momento. 

Captura de tela mostra janela de "Localização" do WhatsApp para iPhone com seta indicando botões "Localização em tempo real" e "Localização atual"
Escolhendo entre enviar a localização atual ou localização em tempo real no WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

6. Defina o tempo total do compartilhamento da localização em tempo real no WhatsApp

Defina a duração do compartilhamento da localização em tempo real para iPhone e clique no ícone de “seta” no canto inferior direito para mandar localização no WhatsApp. 

Captura de tela mostra janela de "Localização" do WhatsApp para iPhone com seta indicando botão "1 hora" e ícone com "Seta"
Escolhendo duração do compartilhamento da localização em tempo real no WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Tem como enviar a localização pelo WhatsApp Web?

Não. Mandar a localização pelo WhatsApp Web é impossível visto que a versão para Web funciona apenas como espelho das versões para smartphone. O recurso de envio de localização só está disponível para Android e iPhone.

Na versão para Web é possível enviar mensagens no WhatsApp, assim como fotos, vídeos e documentos. Também é permitido o compartilhamento de contatos e de figurinhas. 

Posso mandar uma localização pelo WhatsApp mesmo estando em outro lugar?

Sim. Você pode enviar a localização de outro lugar usando a barra de pesquisa — presente acima do mapa no iOS e no botão com ícone de lupa no canto direito no Android — para digitar o endereço ou local desejado. Clique no resultado para enviá-lo ao destinatário.

Qual a diferença entre a localização atual e a localização em tempo real no WhatsApp?

A localização atual do WhatsApp indica a sua posição fixa no momento em que foi compartilhada, sendo indicada para informar onde alguém deve te encontrar, por exemplo.

Já a localização em tempo real é atualizada automaticamente e de forma contínua no mensageiro, servindo em oportunidades onde quer que alguém acompanhe seu trajeto em um período de até 8 horas. 

Por que a localização em tempo real do WhatsApp fica em vermelho?

A localização em tempo real do WhatsApp fica em vermelho por falta de atualização da posição do usuário, indicando que pode não ser a localização mais recente daquela pessoa. O problema pode acontecer por falta de conexão com a internet, seja Wi-Fi ou dados móveis, pelo fato de o aplicativo não ser utilizado por um tempo ou por falta de sinal de GPS. 

Por que a localização em tempo real do WhatsApp não atualiza?

A localização em tempo real do WhatsApp pode não atualizar por problemas do aplicativo como falta de permissão para acesso ao GPS ou problemas de conexão com o GPS

Podem ocorrer também bugs no aplicativo que interfiram no uso adequado do WhatsApp, assim como a falta de conexão estável com a internet.

É preciso ter internet para usar a localização em tempo real do WhatsApp?

Sim. A conexão à internet é essencial para enviar as informações para os outros usuários do WhatsApp, atualizando a localização para os contatos desejados. O GPS também se faz necessário, visto que é ele que determina sua posição geográfica. 

Quanto tempo dura a localização em tempo real do WhatsApp?

O WhatsApp permite que o usuário escolha por compartilhar a localização em tempo real por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. 

É possível parar de compartilhar minha localização no WhatsApp?

Sim. Vá até a conversa em que sua localização foi compartilhada e toque em “Encerrar” para parar de compartilhar a localização em tempo real no WhatsApp. 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gustavo de Lima Inacio

Gustavo de Lima Inacio

Especializado em tecnologia, Gustavo de Lima Inacio produz conteúdo sobre tecnologia desde 2015. Fanático por games, smartphones e PCs, tem passagens por TudoCelular e Canaltech, e é roteirista do canal Matheus Kise no YouTube.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados