TB Responde Aplicativos e Software

O que é GPS?

Saiba o que é o GPS, sistema de posicionamento via satélite que usamos todos os dias em nossos gadgets, e como a tecnologia funciona

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O GPS é a rede de satélites que compõem o sistema de posicionamento global desenvolvido pelos Estados Unidos, ainda nos anos 1970. No entanto, o nome se tornou um sinônimo para a tecnologia, que permite a você saber onde está com bastante precisão. A seguir, veja detalhes sobre a história do GPS e como funciona.

GPS é a sigla de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, que fornece sua posição geográfica em qualquer lugar do mundo via satélite. É usado por aplicativos de transporte para calcular tempo de chegada em destinos, possibilidade de trânsito em cidades e possíveis rotas durante uma viagem.
Definição de GPS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

GPS é a sigla de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global.

É o nome dado ao sistema norte-americano de navegação via satélite (inaugurado em 1973 para uso militar, liberado em 1983 para uso civil em todo o mundo), que fornece ao aparelho receptor em solo — um celular ou um tablet, por exemplo –, sua posição geográfica e a hora exata na região. Isso independentemente das condições climáticas, a qualquer hora e em qualquer lugar do planeta.

Para funcionar bem, o receptor deve estar no alcance de pelo menos três satélites de posicionamento para que os dados sejam fornecidos. A precisão aumenta se quatro (cenário ideal) ou mais satélites puderem ser acessados.

Como o GPS funciona

O GPS e outros sistemas de posicionamento via satélite funcionam todos da mesma forma: uma rede de satélites (no caso do GPS, 31) possuem um relógio interno similar ao presente nos receptores, que marca a hora certa com precisão de nanossegundos.

O sinal de rádio enviado pelo satélite à Terra é constante e na velocidade da luz (300.000 km/s no vácuo), contendo inclusive a hora em que ele foi enviado.

Em terra, o receptor calcula o tempo que o sinal levou para sair do satélite até chegar ao aparelho, a diferença em nanossegundos determina a posição do satélite em órbita e, consequentemente, a posição dele próprio.

Dariusz Sankowski / gps a-gps e glonass / Pixabay
Uso de aplicativos de GPS são comuns no dia a dia (Imagem: Dariusz Sankowski/Pixabay)

Para determinar com precisão sua posição, o receptor usa dados de no mínimo três satélites.

O dispositivo então calcula quanto tempo o sinal de cada um levou para chegar ao solo, determinando onde você está com uma margem de erro de apenas 20 metros. A esse método é dado o nome de triangulação.

O sinal do GPS e outros sistemas de localização é fornecido gratuitamente, bastando apenas que o receptor em terra seja compatível.

Seu uso não depende da internet ou da telefonia celular, embora o sistema A-GPS (GPS assistido) use as antenas da rede móvel para melhorar a precisão em centros urbanos. Isso se dá porque o sinal de satélite sofre interferência de edifícios e outras construções.

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque