Como jogar Pro Clubs no Fifa 21

Que tal se tornar um jogador e disputar partidas com até 11 pessoas em cada time? Veja como jogar o Pro Clubs, modalidade do FIFA

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 11 meses

Qual gamer fã de jogos de futebol nunca teve curiosidade em saber como seria participar de uma equipe real, jogar em uma posição, treinar, disputar campeonatos e ser campeão? O FIFA oferece a chance de entrar ou criar um time com 11 jogadores online, incluindo o goleiro! Confira como dar os primeiros passos e jogar Pro Clubs.

Jogue com 11 pessoas em cada time no Pro Clubs (Imagem: Divulgação / EA Sports)
Jogue com 11 pessoas em cada time no Pro Clubs (Imagem: Divulgação / EA Sports)

1. Crie seu personagem (jogador)

O primeiro passo é criar seu personagem. O processo é parecido com o modo carreira, você pode ajustar a aparência e os atributos físicos (peso e altura) que irão influenciar diretamente em alguns aspectos como velocidade, força, impulsão e agilidade. Escolha uma posição com a qual se identifica para treinar e se especializar.

Seu jogador contará com um quadro de habilidades que serão desenvolvidas conforme você joga. A cada partida, ele receberá pontos para serem distribuídos pelos atributos e poderá evoluir as qualidades para aumentar o overall pouco a pouco. No total, são 110 pontos recebidos, durante seu início. Quando os pontos chegam ao fim, só é possível desenvolver o jogador ao evoluir estas habilidades com o tempo.

Escolha sua posição e crie seu jogador (Imagem: Reprodução / FIFA 21)
Escolha sua posição e crie seu jogador (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

2. Encontre um clube ou crie um

Seu jogador está criado e você está pronto para começar a jogar. Agora é hora de encontrar um clube ou criar o seu próprio! É possível personalizar nome, escudo, cores, uniformes ou utilizar aqueles já existentes de times reais, licenciados no FIFA.

Em um clube, cada jogador pode ingressar em uma posição e jogar 11 contra 11 numa partida online. Veja abaixo os modos de jogo do Pro Clubs:

  • Partida improvisada: Caso você queira se ambientar antes de entrar em um time ou seus amigos não estejam online, há a opção da partida improvisada. Jogadores reunidos em um lobby são divididos aleatoriamente em dois times, cinco em cada, e se enfrentam em um jogo online;
  • Partida de liga: Como no modo temporadas, os clubes precisam avançar pelas divisões, desde a 10ª divisão, na qual todo clube recém criado entra, até a elite das divisões;
  • Amistoso: Os clubes se enfrentam em jogos amistosos. É preciso enviar um convite ao time adversário, que será aceito pelo capitão da equipe. É através deste formato que acontecem os campeonatos organizados por federações de Pro Clubs;
Crie um clube ou encontre um para jogar (Imagem: Reprodução / FIFA 21)
Crie um clube ou encontre um para jogar (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

3. Como treinar no Pro Clubs

Os treinamentos do seu time no Pro Clubs podem variar de acordo com a necessidade ou estilo do técnico. O modo oferece um jogo contra a IA, em que você pode definir a dificuldade e overall dos jogadores adversários. Este jogo, se bem utilizado, pode servir como um bom treino para as equipes.

Outra maneira é marcar amistosos contra equipes que você conheça para que o elenco consiga entrosamento, que é um fator de muita relevância no Pro Clubs. São vários jogadores que precisam pensar e agir como uma equipe unida, logo, quanto mais tempo de jogo, melhor será o conjunto.

Qualidades do Jogador de Pro Clubs (Imagem: Reprodução / FIFA 21)
Qualidades do Jogador de Pro Clubs (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

4. Campeonatos de Pro Clubs

Esta, provavelmente, é a parte mais interessante da modalidade. No cenário de Pro Clubs pelo mundo, há várias federações que organizam campeonatos gratuitos e pagos, com premiações em dinheiro, que contam com patrocinadores e grandes equipes de e-sports.

Aqui no Brasil, algumas federações preenchem o ano inteiro de duração da franquia FIFA com campeonatos online, jogos transmitidos nas redes sociais e Twitch, com narração profissional, como a Global Fut Club,  que conta com mais de 200 times cadastrados. Algumas delas, inclusive, já organizaram eventos de campeonatos presenciais em diversos estados do país, com duração curta de um final de semana.

O cenário nacional de Pro Clubs já contou e ainda conta com grandes equipes de e-sports. Times tradicionais como Black Dragon, Havan Liberty, R10 Team e SPQR já passaram ou ainda fazem parte do Pro Clubs no Brasil.

Clubes profissionais de futebol também demonstram cada vez mais interesse e criam times de e-sports dedicados ao Pro Clubs. Flamengo, Santos, Ceará, Fortaleza, Atlético-PR e Goiás são equipes que marcaram passagem e ainda estão presentes na modalidade.

5. Como procurar um clube para jogar

Quadro de habilidades e pontos para distribuir (Imagem: Reprodução / FIFA 21)
Quadro de habilidades e pontos para distribuir (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

Há como buscar clubes que procuram por jogadores no menu de busca do Pro Clubs. Entretanto, a opção nem sempre é atualizada pelos donos de equipes, logo, pode ser que você encontre muitos time que não jogam mais e ainda costam como disponíveis.

No Facebook há diversos grupos focados em contratação de jogadores, onde equipes procuram posições específicas e jogadores podem se divulgar e procurar clubes. Basta pesquisar pelo termo Pro Clubs na rede social e você poderá escolher um grupo e se lançar ao mercado de jogadores.

Agora é só escolher sua posição, treinar bastante e viver a realidade de um jogador em um clube vitorioso!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fifa (Jogo) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados