Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como justificar a pausa na carreira no LinkedIn

Todos precisamos de um momento para respirar de vez em quando; Confira o guia para deixar claro no LinkedIn a sua pausa na carreira

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Vai tirar um ano sabático para descansar? Ou quem sabe vai precisar interromper o seu trabalho por outro motivo? De qualquer forma, o LinkedIn adicionou uma função para que o profissional apresente motivos para uma pausa em sua carreira. Assim, você deixa tudo claro para empresas e colegas, podendo respirar mais tranquilamente nesse período. Nas linhas abaixo você vai saber como colocar essa função em seu perfil.

Logotipo do LinkedIn
LinkedIn (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Time needed: 5 minutes.

O guia abaixo é focado na versão do aplicativo para celulares, porém o caminho para usuários de PC é o mesmo. A diferença é que o botão de perfil encontra-se no canto superior direito nos computadores.

  1. Abra seu perfil

    No feed do LinkedIn, clique na sua foto de perfil que fica no canto superior esquerdo e em seguida em “Visualizar perfil”;LinkedIn

  2. Clique

    Já no seu perfil, encontre o botão de “Adicionar seção” e clique nele;pausa na carreira linkedin

  3. Adicione

    Nesta seção você pode inserir mais informações ao seu perfil. O que estamos procurando é o botão de “Adicionar pausa na carreira” no LinkedIn. Encontre-o e clique nele; pausa na carreira linkedin

  4. Defina

    Na página seguinte você poderá definir vários dados sobre a pausa na carreira no LinkedIn. O tipo é o motivo, a justificativa do tempo que ficará parado. Também é possível acrescentar informações sobre o período e localização, além de permitir que isso tudo fique em seu perfil. Depois de completar, clique em “Salvar”. Pronto!LinkedIn

Uma pausa na carreira pode ser algo muito bom

Muitas pessoas crescem acreditando que a vida profissional é o ponto mais importante de todos, já que precisamos pagar as contas e comprar itens. Ter um trabalho que pague bem e nos satisfaça é um desejo de praticamente todo ser humano, muitas vezes nos forçando a renunciar a muitas coisas para garantir o salário em dia.

Porém, dar aquela parada pode trazer muitos benefícios.

Em uma entrevista para o site US News, Rachael O’Meara, antiga executiva do Google e atual CEO da Power Of Pause, afirmou que há muitos sinais que indicam uma necessidade de pausa na carreira, seja no LinkedIn ou em qualquer outra companhia.

Um desses sinais é o fato de que a pessoa amava seu emprego previamente, mas passou a se sentir frustrada e estressada. Esse é um elemento de grande peso, pois indica quase sempre que o profissional está pronto para uma mudança ou interrupção. Segundo O’Meara:

Quando você faz uma pausa ou muda intencionalmente seu comportamento, isso pode ajudar a encontrar o caminho de volta para desfrutar do que faz novamente.

É claro que simplesmente parar não é algo fácil. As contas não vão parar de chegar, o que pode fazer com que uma pausa na carreira se torne mais um problema. Nesse caso, o planejamento e a mudança na atitude podem ser pontos relevantes no processo.

Uma das mudanças mais benéficas, segundo O’Meara, é ligada à tecnologia:

É importante desenvolver uma mudança em seu comportamento – uma pausa em seus dispositivos, e-mail, mensagens de texto e mídias sociais – para criar alguns limites.

Por fim, quando você faz uma pausa de carreira no LinkedIn, você não está apenas dizendo para a rede social que está parando. Está afirmando para si mesmo que esse tempo é necessário para sua saúde física e mental.

Qual a sua opinião sobre tudo isso? Acha válido ou totalmente desnecessário? Conta pra gente!