Como pagar INSS atrasado [Autônomo]
Não prejudique sua aposentadoria; saiba como pagar INSS atrasado sendo autônomo, juros de atraso e data do vencimento

O profissional autônomo também pode garantir sua aposentadoria pelo INSS, basta contribuir. Veja como pagar INSS atrasado, se o atraso gera multa e quais são as datas para vencimentos dos boletos.
O pagamento da taxa do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), órgão do Ministério da Previdência social e ligado diretamente ao Governo, é o que garante o recebimento da aposentadoria no fim da carreira.
O profissional que oferece seu trabalho por conta própria, caso queira receber aposentadoria do Governo, também precisa efetuar o pagamento mensal do INSS. A diferença é que o profissional faz, ele mesmo, o pagamento. Nessa situação também existem duas possibilidades que o autônomo precisa escolher.
Os boletos do INSS vencem sempre no dia 15 do mês seguinte correspondente ao pagamento. Por exemplo, para pagar o INSS do mês de Agosto, a data de vencimento do boleto será no dia 15 de Setembro. Todos os vencimentos do INSS funcionam dessa forma.
Basta preencher e imprimir sua guia de recolhimento (GPS) e efetuar o pagamento do seu INSS.
Existem duas formas de cálculo para multas de GPS em atraso.
Com menos de 5 anos de atraso a multa é calculada automaticamente no site da receita federal. Ela consiste em 0,33% por cada dia de atraso do pagamento, limitado ao valor máximo de 20%, ou seja, à partir de 60 dias a multa será de 20% em cima no valor da GPS.
Os juros serão da Selic, 1% por cada 30 dias de atraso.
A conta é mais complicada, o valor a ser pago é de 20% da média de 80% de suas maiores contribuições, desde 1994, já corrigidas. Após esse cálculo, também é acrescido juros de no máximo 50% (0,5% por mês de atraso) e uma multa final de 10%.
Exemplo:
O trabalhador precisa fazer o pagamento de 12 contribuições atrasadas de 2003.
Ao confirmar seu pagamento, já estará em dia com suas contribuições atrasadas do INSS. Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas de como pagar INSS atrasado, sendo autônomo. Tente não atrasar os pagamentos, para evitar a cobrança de multa e juros.
Mais informações: inss.gov.br, ingracio.adv.br, contaazul.com