Como pagar INSS atrasado

É necessário fazer o pagamento de forma recorrente e sem atrasos para conseguir se aposentar; saiba como nas linhas abaixo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Meu INSS (imagem: Tecnoblog)
Aplicativo do INSS (Imagem: Tecnoblog)

No caso de profissionais autônomos, em alguns momentos pode ser necessário atrasar o pagamento do INSS, visto que a renda pode não ser a mesma todos os meses. Nesse caso, é obrigatório pagar por taxas extras e multa, principalmente se o atraso é por longos períodos. A seguir, veja como pagar o INSS atrasado e como conferir se há encargos.

Tempo necessário: 10 minutos

Para fazer o pagamento do INSS é preciso acessar o site oficial da previdência social. É recomendado que faça o passo a passo a seguir pelo computador, já que, em meus testes, não foi possível acessar o site pelo smartphone.

  1. Acesse o site

    Primeiramente, acesse o site do INSS e escolha umas das opções oferecidas;Como pagar INSS atrasado

  2. Informe o número do PIS

    Na sequência, informe o número do NIT/PIS/PASEP. Caso não saiba o seu, basta seguir o tutorial que temos sobre o assunto;Como pagar INSS atrasado

  3. Preencha os dados

    No próximo passo é necessário preencher as lacunas com os meses que você pretende pagar;

  4. Gere o boleto

    Assim que finalizado, basta gerar o boleto para pagar o INSS atrasado. Valores como juros e multas serão adicionados automaticamente;

Ao confirmar seu pagamento, já estará em dia com suas contribuições atrasadas do INSS.

Os boletos do INSS vencem sempre no dia 15 do mês seguinte correspondente ao pagamento. Por exemplo, para pagar o do mês de agosto, a data de vencimento do boleto será no dia 15 de setembro. Todos os vencimentos funcionam dessa forma.

Basta preencher e imprimir sua guia de recolhimento (GPS) e efetuar o pagamento do seu INSS.

INSS como autônomo

Ao trabalhar por conta própria, o profissional autônomo precisa efetuar o pagamento mensal do INSS também por conta. Assim, é possível garantir todos os direitos de aposentadoria oferecidos pelo governo federal.

Com informações: INSS.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre INSS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados