Como vetorizar uma imagem no Photoshop

Aprenda como vetorizar no Photoshop à partir de uma foto e a exportar arquivos vetoriais arquivos vetoriais arquivos vetoriais

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Como vetorizar uma imagem no Photoshop

Você já deve ter recebido um logo em bitmap, ou seja, uma imagem, e ninguém entendia a necessidade de enviar a versão vetorial do mesmo arquivo? Isso porque visualmente é difícil de perceber, sem a prática, que as imagens possuem limites na hora de escalonar.

Aprenda como vetorizar uma imagem no Photoshop e crie imagens compostas de equações matemáticas, facilmente escalonáveis e editáveis através de pontos e que podem ser exportadas como arquivos compatíveis com softwares vetoriais.

Vetorize usando a ferramenta Pen, a partir de uma foto. Aprenda também a trabalhar de forma mais segura no redimensionamento de imagens inteiras, com a ferramenta “Smart Object”, que é a conversão de um bitmap em uma imagem baseada em vetor.

Como vetorizar uma imagem no Photoshop

  1. Abra o Photoshop;
  2. Menu “File” (Arquivo) > “Open” (Abrir);
  3. Ou siga o atalho “⌘ + O” (macOS) ou “Control + O” (Windows);
  4. Localize a imagem que deseja vetorizar e clique novamente em “Open” (Abrir);
  5. Menu “Window” (Janela) > “Paths” (Demarcadores);
  6. Escolha uma a ferramenta “Pen” (Caneta), na barra de opções;
  7. Com a ferramenta “Pen” (Caneta) padrão, crie linhas retas e curvas Bezier sobre a imagem;
  8. Marque o ponto inicial e demarque o ponto seguinte, pressionando a tecla Shift, faça a curva desejada;
  9. Chegando ao último ponto, tecle em “Option” (Opções) (macOS);
  10. Com a ferramenta “Freeform Pen” (Caneta Forma Livre) para um desenho mais orgânico e livre que você rastreie sobre a imagem.
Como vetorizar uma imagem no Photoshop

Dicas importantes:

  • Ao criar um novo demarcador de trabalho, certifique-se de clicar duas vezes em seu nome, painel “Paths”. Aceite o nome padrão ou o renomeie. Do contrário, novas ações substituirão os desenhos vetoriais anteriores.
  • Clique em “Delete” caso erre ou deseje desfazer um ponto novo;
  • Exporte seus vetores do Photoshop para o Illustrator de forma que eles possam ser usados em outros programas vetoriais. Clique em “File” à “Export” à “Paths to Illustrator”.
Como vetorizar uma imagem no Photoshop

Mas se o seu objetivo é apenas redimensionar uma imagem bitmap, com o mínimo de perda de qualidade, selecione a camada da imagem, clique com o botão direito e clique na opção “Convert to Smart Object” (Converter em Smart Object).

Como vetorizar uma imagem no Photoshop

Com informações: Shutterstock.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Photoshop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados