Como examinar um item com o Windows Defender

Saiba como ver se um arquivo tem vírus com o Windows Defender

Jean Prado
Por

Está suspeito de algum arquivo que você baixou ou encontrou no sistema? Nem sempre os antivírus conseguem pegar esses itens de primeira, mas não se desespere. É possível pedir para o Windows Defender examinar um arquivo para ver se ele é malicioso ou não. Veja como fazer.

  1. Pressione a tecla Windows e procure por “Windows Defender”. Abra o aplicativo;
  2. Em “Opções de exame”, selecione Personalizado e clique em Verificar agora, como na imagem acima;
  3. Se o texto estiver cinza e não clicável, clique em “Ativar” para ativar o Windows Defender e dar permissão de administrador. Esteja certo que pelo menos a Verificação Periódica esteja ativa para ele funcionar (instruções no parágrafo abaixo);
  4. Selecione os arquivos ou pastas que deseja verificar. Normalmente, o conteúdo do seu HD fica em (C:). Clique no (+) para expandir as pastas e procurar os seus arquivos. A pasta do seu usuário (com Documentos, Downloads, Imagens e outros) fica em C:\Users\(seu usuário);
  5. Clique em OK e aguarde a verificação.

Se você também quiser que o Windows Defender escaneie automaticamente pelo seu computador de tempos em tempos, ative a Verificação Periódica nas configurações. Ela fica em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados

Relacionados