Como melhorar a leitura de textos em computadores

Veja como melhorar a leitura em computadores e fazer com que a atividade de ler muitos textos seja menos cansativa para você

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Ler é uma atividade prazerosa para muitas pessoas, porém ler muitos textos longos em sequência para estudos ou trabalho em computadores pode se tornar algo bastante cansativo. Veja algumas formas de como melhorar a leitura nos computadores e torná-la mais agradável.

Como melhorar a leitura de textos em computadores

Normalmente quando temos leituras obrigatórias para estudos e trabalho, precisamos ler muitos arquivos em vários formatos no computador. Existe também a possibilidade de passar esse conteúdo para leitores de e-books, mas algumas vezes, é possível ter problemas de compatibilidade. Veremos formas de melhorar a leitura em computadores e deixar essa atividade mais confortável.

Uma boa alternativa para ler textos longos é usar o recurso nativo de modo de leitura do seu navegador, caso você use o Edge ou Safari. No Chrome, recomendo a extensão do Readability ou do Pocket para salvar esses links importantes e também para tornar a página mais confortável de ser lida. Isso pode fazer a diferença depois que você já leu alguns textos e começa a ficar cansado.

Outra dica é baixar o f.lux, programa que deixa a tela do celular mais amarelada ao longo da noite para te ajudar a dormir melhor. Como já explicamos neste artigo, a luz azul diminui a produção da melatonina, o hormônio do sono. Por isso, enquanto você está lendo na tela do computador ou smartphone, o corpo continua funcionando como se não fosse hora de dormir.

Algumas pessoas recomendam só afastar os eletrônicos uma hora antes do horário que você normalmente vai dormir, mas existem pessoas que evitam essa possibilidade, porque desejam aproveitar a maior quantidade de tempo possível.

Como melhorar leitura em computadores

Ao usar o f.lux, a luz da tela vai se adaptando ao seu relógio biológico e você consegue dormir melhor. Nativamente, a Apple implementou isso no iOS 9.3 e você pode conseguir o mesmo efeito no Android pelo Twilight

Essas foram algumas dicas para tornar a leitura em computadores mais agradável. E você, usa alguma técnica ou recurso extra para melhorar sua leitura em computadores e smartphones? Fale para a gente!

Colaborou:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre leitura na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados