O guia completo das ilhas em Minecraft

As ilhas em Minecraft podem esconder vários segredos, dependendo do seu bioma, onde varia o tipo de bloco encontrado e criaturas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Ilha Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Ilhas de Minecraft podem ter biomas diferentes (Imagem: Reprodução / Felipe Vinha)

As ilhas em Minecraft também podem ser parte de um bioma, ou seja, o ambiente que determinada como é alguma área do jogo. Elas podem ser de gelo, com cogumelos ou apenas desertas. É possível entender mais e saber como explorar.

Ilhas em Minecraft

Minecraft é um game baseado em geração aleatória de terreno. Quando começamos um mundo novo dentro do jogo, ele cria o mapa ao acaso, de maneira que cada mapa seja diferente para todo jogador e todas as partidas.

E assim, esta geração aleatória cria montanhas, penhascos, cavernas e ilhas.

Assim como na vida real, as ilhas de Minecraft são similares ao que temos na vida real: pequenas porções de terra, rodeadas sempre por águas. Tudo que há no restante do game, há nelas e, em alguns casos, podemos ter surpresas.

As ilhas de Minecraft, porém, raramente ficam muito longe de terra firme. Elas costumam ficar no alcance da visão comum do personagem do jogador. Além disso, estar em uma ilha também pode significar que há um navio afundado por perto.

Navios afundados são estruturas fixas em Minecraft que podem ser exploradas em busca de baús, que por sua vez contém itens valiosos, como equipamentos, ouro ou até diamantes.

E é em algumas destas ilhas que temos os biomas mais raros do jogo, que você conhece a seguir.

Bioma de Cogumelos

Ilhas de Cogumelo são os biomas mais confusos, únicos e diferentes de Minecraft. São locais compostos apenas por cogumelos pequenos e gigantes, sem árvores comuns e com um tipo de terra bem diferente.

Dentro de biomas de cogumelo os jogadores estão mais seguros, já que não há surgimento de inimigos neste tipo de ilha – porém eles podem perseguir o jogador pela água e chegar no mesmo local do jogador.

Ilha Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Ilha de cogumelos (imagem: Reprodução / Felipe Vinha)

O chão aqui é acinzentado e sem muita vida, formado por blocos de Micélio, que é encontrado apenas neste local. O Micélio tem uma característica bem curiosa, já que solta esporos, independente de onde eles estão.

Por fim, é também na ilha de cogumelos que os jogadores encontram as famigeradas vacas de cogumelo, chamada também de “coguvacas”. São como vacas comuns, mas com cogumelos em seu topo e com cor diferenciada.

Porém, as coguvacas dão leite, similar a vacas comuns, e, na verdade, podem se tornar vacas comuns, desde que os cogumelos sejam arrancados de suas costas.

Bioma de Picos de Gelo

A Ilha de Pico de Gelo também e raro e normalmente encontrado em ilhas ou locais que já tenham vários ambientes nevados.

É com os picos de gelo que também encontramos Gelos Compactos e Gelos Azuis, que são igualmente difíceis de serem localizados e coletados, servindo para as mais diversas construções.

Ilha Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Picos nevados (Imagem: Reprodução / Felipe Vinha)

É neste tipo de Bioma de Ilha de Gelo que o jogador se depara com enormes estalagmites, voltados para o céu, que podem se quebrar se partidos em sua base. Além disso, iglus são comuns por aqui, com passagens secretas e outros detalhes pouco comentados.

Bioma de Mesa

A Ilha de Mesa é raríssima. Ela traz o bioma de mesa, que mescla diversas cores de terrenos em um só. Este ambiente também é conhecido como “Bandland”. São ambientes bem isolados.

De longe, lembra aqueles grandes cânions que existem em desertos norte-americanos e é sempre um bioma com enorme variante de cores em seus blocos.

Ilha Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Bioma de mesa (Imagem: Reprodução / Felipe Vinha)

O bioma da Ilha de Mesa também é composto por blocos de argila, também conhecido por terracota. Antigamente era possível criar estes blocos no Minecraft, mas agora são encontrados apenas neste tipo de território.

Não há qualquer dica que seja muito válida para encontrar qualquer uma destas ilhas ou biomas em Minecraft. A principal dica é única: explore sempre o mapa do game, com muito cuidado e com bastante vontade.

Em especial a ilha de cogumelo, que talvez seja a mais rara por estar em locais extremamente isolados e distantes de onde o jogador nasce. Mas, quando encontrada, pode ser um bom abrigo, já que não gera inimigos e monstros.

Oceanos Congelados

Ao passar muito tempo explorando as águas do mundo de Minecraft é possível encontrar porções congeladas do oceano que podem ser exploradas como ilhas. Essas áreas podem ser fontes de recursos como bolas de neve e gelo.

Em outras ocasiões é possível que gere naufrágios nestes locais, podendo torná-los bons pontos de loot. No entanto, fique atento, pois também é possível que ursos polares também sejam gerados nestes locais.

Como fazer um barco em Minecraft

As ilhas normalmente estão em ambientes isolados, portanto são difíceis de alcançar. Uma das melhores alternativas é aprender a fazer barcos em Minecraft para conseguir acessar estes locais.

Como fazer uma bússola em Minecraft

A exploração de ambientes é uma das principais características de Minecraft, porém é importante não ficar perdido e ter a experiência prejudicada. Veja como fazer uma bússola em Minecraft para agilizar suas explorações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados