Início / TB Responde / Computador /

O que é buffer?

Saiba o que é buffer; entenda também como essa tecnologia pode melhorar o desempenho do computador e de transmissões online

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A memória buffer pode não ser muito conhecida, mas ela desempenha um papel importante. Essa tecnologia armazena dados temporariamente para melhorar o desempenho do computador e agilizar a reprodução de vídeos em serviços de streaming, por exemplo. Mas, afinal, o que é buffer? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

Buffer é uma região da memória física de um computador utilizada para armazenar dados temporariamente, tendo como finalidade manter as informações salvas antes de serem efetivamente usadas.
O que é buffer? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Normalmente, um buffer armazena os dados na memória RAM devido ao tempo de acesso rápido. Essa tecnologia é ativada pelo sistema quando há uma diferença entre a taxa de recebimento e processamento de dados ou, em alguns casos, quando elas são variáveis, como em um serviço de streaming de vídeos.

Por exemplo, ao reproduzir um arquivo de áudio/vídeo pela internet, os primeiros 20% são carregados na memória buffer. Enquanto essa porcentagem está sendo reproduzida, o computador baixa o restante do arquivo e o armazena novamente no buffer. Assim, se houver um congestionamento na rede, as chances de ocorrer travamentos são menores, já que a reprodução não depende diretamente da internet.

A memória buffer também pode aprimorar o desempenho do computador nas seguintes áreas:

  • Disco rígido: a maioria dos discos rígidos usa essa tecnologia para entregar um acesso mais eficiente aos dados;
  • Placa de vídeo: esse componente se beneficia carregando as imagens no buffer antes de serem exibidas na tela;
  • Programas: os softwares instalados armazenam informações nessa memória enquanto estão em execução para evitar perda de desempenho.

Como resolver problemas de buffering

Buffering é o nome dado ao processo de pré-carregamento de dados na memória do computador. Apesar dessa tecnologia trazer benefícios, em locais com internet de baixa velocidade, ela pode dificultar o streaming de vídeos e músicas.

Para eliminar travamentos durante uma transmissão, você pode:

  • Fazer uma pausa: tente pausar a transmissão por alguns minutos para que o sistema reconstrua o buffer e volte ao desempenho normal;
  • Reduzir a qualidade: vídeos em alta resolução consomem uma quantidade maior de dados. Se você estiver conectado em uma rede lenta, diminua a qualidade para evitar interrupções de buffer;
  • Mudar para uma conexão com fio: por mais que o Wi-Fi tenha seus benefícios, uma conexão com fio entrega um desempenho mais estável. Isso pode ajudar no carregamento do buffer durante a transmissão;
  • Reiniciar o roteador: a reinicialização do roteador pode corrigir problemas na conexão e agilizar o processo de buffering.

Com informações: TechTerms.