O que é Data Center?

Sendo uma necessidade moderna para muitas empresas, este tipo de instalação é muito presente. Saiba o que é um Data Center

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é um Data Center?
Data center (Imagem: Unsplash / Taylor Vick)

Por causa de uma necessidade cada vez maior de proteger, organizar e dar suporte para as mais diversas informações de uma empresa, os data centers se tornaram ferramentas de grande relevância no meio corporativo. Se quer entender melhor o que sé e como funciona, descubra o que é um data center.

Um data center pode ter diferentes utilidades, tamanhos e necessidades. O que realmente todos têm em comum é a crescente necessidade que faz com que as empresas busquem por esse tipo de local. Em suma, um data center é uma instalação física destinada à centralização de redes e serviços de tecnologia da informação de uma corporação.

Nela encontram-se equipamentos de TI que servem para dar suporte em todos os tipos de negócios e serviços que uma empresa pode ter. É nesse lugar que dados e informações são processados e armazenados diariamente, cuidando de aplicativos e tudo o que for relevante para o andamento de uma companhia.

Os tamanhos dos data centers são diversificados. Alguns podem ser do tamanho de um banheiro, enquanto que outros ocupam andares inteiros de prédios. Se uma empresa precisar, ela pode ter até mais de um local com esses tipos de itens e objetivos. No fim das contas, o que determina a dimensão de um desses locais é a necessidade da companhia e sua quantidade de dados.

É possível terceirizar um data center, assim o provedor é quem assume a responsabilidade pelos dados e pela manutenção que não é nada barata. Esse tipo de serviço é conhecido como data center virtual.

Os benefícios do data center

Ao utilizar um data center, a empresa consegue manter o controle de todo o seu ambiente em um local só. Dependendo de suas necessidades, é possível centralizar todas as suas operações e dados. Dessa forma, o acesso frequente ao ambiente fica muito mais dinâmico e fácil.

Usando aplicativos, computadores, smartphones e até mesmo tablets, é possível verificar todas as informações sem precisar se deslocar. Essa redução de complexidade operacional é uma forma de ganhar tempo para as empresas que usam data center virtual.

Os benefícios no quesito custos também podem ser interessantes para uma empresa que usa qualquer tipo desse serviço. Os investimentos não são necessariamente baratos, mas a longo prazo conseguem reduzir gastos diários variados.

O data center está presente de maneira forte no dia a dia das empresas. Cabe a cada corporação entender suas necessidades e aplicá-las da melhor maneira.

Com informações: VMWare.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre data center na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados