O que é SOC? [Security Operations Center]

Time de defesa; saiba o que é SOC e o motivo para grandes empresas se utilizarem dessa tática para proteger seus dados

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é SOC? (Imagem: Adi Goldstein/Unsplash)
O que é SOC? (Imagem: Adi Goldstein/Unsplash)

Especialistas em proteção de sistemas, unidos com o mesmo objetivo. Veja abaixo, o que é SOC ou centro de operações de segurança. Um setor cada vez mais procurado pelas grandes empresas que têm seus ativos baseados nas informações adquiridas.

O que é SOC?

Um centro de operações de segurança (SOC) é uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação, responsável por monitorar e analisar a postura de segurança de uma organização continuamente.

O objetivo da equipe SOC é detectar, analisar e responder a incidentes de segurança de dados usando uma combinação de soluções de tecnologia e um forte conjunto de processos.

Os centros de operações de segurança contam com analistas e engenheiros de segurança, assim como gerentes que supervisionam as operações de segurança.

A equipe do SOC, normalmente, trabalha em conjunto com equipes de resposta a incidentes organizacionais para garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente após serem descobertos.

Como funciona o SOC?

Em vez de gastar tempo no desenvolvimento de estratégias de segurança, no projeto de arquitetura da segurança ou na implementação de medidas de proteção, a equipe SOC é responsável pelo componente operacional contínuo de segurança das informações corporativas.

A equipe do centro de operações de segurança consiste principalmente de analistas de segurança que trabalham juntos para detectar, analisar, responder, relatar e prevenir incidentes de cyber segurança. Alguns recursos adicionais dos SOCs podem incluir análise forense avançada, criptoanálise e engenharia reversa de malware para analisar incidentes.

Como é implantado o SOC?

O primeiro passo para estabelecer o SOC de uma organização é definir uma estratégia que incorpore metas específicas de negócios de vários departamentos, bem como contribuições e suporte aos executivos. 

Com a estratégia desenvolvida, a infraestrutura necessária para suportar essa operação deve ser implementada. A infraestrutura típica de SOC inclui: firewalls, IPS / IDS, soluções de detecção de violação, sondagens e um sistema de gerenciamento de eventos e informações de segurança. 

Deve haver tecnologia para coletar dados por meio de fluxos de dados, telemetria, captura de pacotes, syslog e outros métodos para que as atividades possam ser correlacionadas e analisadas pela equipe do SOC. 

O centro de operações de segurança também monitora redes e terminais em busca de vulnerabilidades, para proteger dados confidenciais e cumprir os regulamentos da indústria ou leis do país.

Agora ficou claro o que é SOC e a importância crescente para as corporações desse setor de segurança contra invasões.

Com informação: McAfee, Digital Guardian.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Centro de operações de segurança na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados