O que fazer com o Raspberry Pi?
Descubra o que dá para fazer com um Raspberry Pi, além de usa-lo como um computador pessoal ou como videogame
Descubra o que dá para fazer com um Raspberry Pi, além de usa-lo como um computador pessoal ou como videogame
O que fazer com o Raspberry Pi? O diminuto computador é uma febre entre hobbystas, cientistas e curiosos em geral, pelo seu preço baixo (no Brasil, o RPi Model B+ custa R$ 279,90), mas ocorre a muita gente comprar um, e cair nesse dilema.
Embora ele seja excelente como uma plataforma de aprendizado, e muita gente o utilize para emular jogos antigos, o Raspberry Pi é capaz de fazer mais. Muito mais.
Listamos aqui algumas sugestões menos óbvias sobre o que fazer com um Raspberry Pi, longe de desktops ou consoles de videogame. No geral, qualquer modelo é capaz de ser usado de qualquer um desses modos. Mas, em alguns casos, é preferível esta ou aquela versão do micro-computador (esse termo não faz mais sentido…).
1. Um Media Center
Com softwares como o OSMC e o Kodi, é possível transformar o Raspberry Pi em um Media Center completo, capaz de reconhecer qualquer arquivo de mídia que você venha a colocar nele, através de pendrives. Ou, se você não quiser nem ter esse trabalho, pode configura-lo como uma estação de streaming, pegando vídeos diretamente da internet, com legenda e tudo, similar à Netflix e outros serviços.
2. Um servidor de torrents
Já que estamos falando de arquivos na internet, saiba que o Raspberry Pi também pode ser configurado como um servidor de arquivos torrent. Neste caso, você vai precisar de um pendrive ou HD externo para salvar os arquivos, ao invés de fazê-lo no cartão de memória.
3. Um PC dentro de uma lata de balas (com tela e tudo)
Este projeto é exclusivo para o Raspberry Pi Zero, dado o seu tamanho. É preciso uma lata de balas, uma tela LCD de 640 x 220 pixels, uma bateria de 1.200 mAh, um regulador de tensão, cola, fios e ferro de solda. Demanda certa perícia, o resultado não é prático, mas como diz o Espírito Hacker, foi feito para mostrar que pode ser feito.
4. Brincar com Astrofotografia
Este projeto é sensacional. Com um telescópio amador, um Raspberry Pi, um módulo de câmera, uma tela LCD, um cano de PVC, dois powerbanks e um programinha escrito em Python, é possível programar o computadorzinho para fotografar e monitorar a Lua e os planetas, montar time lapses e etc., com facilidade e muita qualidade.