O que é gamertag no Xbox One?

Saiba o que é gamertag e para que serve usá-la em plataformas de games da Microsoft, como Windows 10 ou consoles Xbox One

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é Gamertag / Felipe Vinha / Reprodução

Para usar qualquer sistema online de jogos da Microsoft, em especial no Xbox One e Xbox Live, é necessário ter uma gamertag registrada. Mas o que é gamertag, neste sentido? Só um apelido? Para que serve? Estas e outras perguntas, respondidas a seguir.

O que é gamertag

Resumidamente, a gamertag é a sua identidade online para a plataforma Xbox Live e, ocasionalmente, Games for Windows.

A gamertag é o nome que jogadores escolhem na hora de registrar uma conta em consoles Xbox, isso desde o primeiro modelo. O nome é único, como se fosse um nome de usuário de rede social, e serve para que outros jogadores te encontrem para partidas multiplayer.

Para que mais serve?

Além de identificação e login, a gamertag também funciona como armazenamento de todos os dados da sua conta. Ficam associadas, por exemplo, as conquistas que obteve em um jogo.

Se você terminou determinado jogo, quando foi a última vez que ficou online, se está jogando alguma coisa no momento. Até mesmo lista de amigos e amigos em comum, para quem pesquisar. Tudo isso é atrelado com a gamertag, respeitando configurações de privacidade, se assim o jogador desejar.

O que é Gamertag / Felipe Vinha / Reprodução

Além de tudo, para realizar qualquer compra em jogos digitais na Xbox Live a gamertag também é necessária. Em resumo: o jogador não consegue fazer quase nada online em plataformas Xbox sem ela.

Claro que tudo que o usuário fizer na rede do Xbox e Windows fica também registrado, inclusive atos ilícitos, como desrespeitar pessoas em jogos online ou utilizar programas e jogos não-autorizados. Tenha sempre cuidado e respeite as regras de convivência e diretrizes da Microsoft.

Como ter uma gamertag

Para ter sua própria gamertag, basta entrar em qualquer aplicativo ou console Xbox. No Windows 10, por exemplo, basta abrir o app Xbox – o sistema te pedirá para definir qual será sua gamertag.

Caso não goste do nome registrado na gamertag, saiba que é possível mudar apenas uma vez, então decida com sabedoria.

Uma mesma gamertag, quando registrada, pode ser usada em qualquer aparelho compatível. Mesmo que, se for o caso, você não tenha um Xbox One, por exemplo. Gamertags também são usadas para login em sites de jogos da Microsoft, como a loja online Game Store.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados