O que é e como funciona o Parsec?

Veja como o Parsec funciona, uma espécie de streaming para jogos multiplayer, que é de graça e está disponível no Windows e Mac

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Parsec / Felipe Vinha / Reprodução
Parsec é mais um app que permite jogar com seus amigos (Imagem: Reprodução)

Imagine poder jogar qualquer game com qualquer pessoa, dependendo apenas de ter o jogo, computador e uma conexão com a Internet. É mais ou menos assim que o Parsec funciona, um novo serviço de multiplayer via streaming que é promissor, mas tem limitações.

Como funciona?

O Parsec está disponível para computadores com sistemas Windows ou Mac. Ele não custa nada e pode ser baixado no site oficial: parsecgaming.com

Quando instalado, ele funciona como uma ponte entre pessoas que querem jogar games que possuem multiplayer offline, mas via Internet. Trocando as palavras, é uma “gambiarra moderna”, que depende apenas de uma conexão online forte para funcionar bem.

Funciona de maneira bem simples: com o programa instalado, o jogador pode abrir uma sala com seu jogo favorito ou simplesmente entrar em uma sala de outra pessoa, na opção “Arcade”, que fica no menu lateral do programa.

Além de Internet, é preciso que o game esteja rodando em um computador.

O Parsec não é compatível com consoles e nem foi feito para ser jogado com consoles, mas é possível utilizá-lo com emuladores de aparelhos antigos, como Super Nintendo, Mega Drive e até PS2 ou GameCube.

Para jogar é possível usar o teclado ou conectar um controle compatível no computador – o de Xbox 360 ou do Xbox One, por exemplo.

Parsec / Felipe Vinha / Reprodução
Jogo sendo reproduzido com Parsec em funcionamento (Imagem: Reprodução)

Funções e limitações

O site oficial do Parsec promete conexão limpa e com suave, com 60 quadros por segundo. Não é bem assim. Eles não explicam de maneira clara a exigência de uma Internet forte para alcançar este nível de qualidade.

Em um teste realizado com conexão de 30 Mb/s, os jogos funcionaram com um bom atraso de imagem e um pouco de problema no som. Games mais leves em termos gráficos, claro, funcionavam melhor. Título como HeaveHo, Overcooked, Cuphead e emuladores foram testados.

Já games mais modernos e pesados, como Mortal Kombat X ou Marvel vs. Capcom 3 Ultimate não funcionaram bem, sem exibir imagens, apenas som e sem a possibilidade de modificar a qualidade do gráfico.

De certa forma, o Parsec parece funcionar bem para o que se propõe, já que várias salas estavam cheias, mas há algumas limitações técnicas e que, dependendo da sua conexão, vai te impedir de aproveitar.

Sobre salas, vale avisar que o dono pode determinar o limite de participantes, entre dois a quatro, e configurar outros elementos, como a privacidade – abrir apenas para amigos ou para quem tem senha, por exemplo.

Como função extra, o Parsec também oferece recurso para empresas, que é pago, e permite trabalhar de maneira remota e via streaming. Mas, para ter acesso a detalhes, como preço, é necessário entrar em contato com a equipe de desenvolvimento, pelo site oficial.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Parsec na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados