O que é PNG? [Por que ele é melhor para as mídias sociais]

Respira que tem saída. Entenda o que é PNG e porque esse tipo de arquivo o poupa de problemas de qualidade nas mídias sociais

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é PNG?

Alguém já deve ter lhe dito: “pode me enviar o logo em PNG?”. Porém, muitas pessoas acabam reproduzindo essas falas (e recebo logo até em Word!), sem saber exatamente o que é um PNG ou mesmo na prática, por que ele é melhor para as mídias sociais.

Mas se você sempre segue a vida fazendo imagens em outros formatos sem problemas, por que mudar? Todos os formatos são importantes. Contudo para um resultado mais efetivo nas mídias sociais – em meio a uma imensa lista de tarefas diárias e ficar em paz depois de postar – considere inserir arquivos PNG em sua vida.

O que é PNG?

PNG significa “Portable Network Graphics” (Gráficos Portáteis de Rede), e como o próprio nome nos dá pistas, ela é uma sigla designada para arquivos serem facilmente compartilhados via internet.

Você deve estar pensando: “ok, mas o JPG faz o mesmo, não?” Pois é, mas assim como o PNG, o JPG é um formato de compressão usado para reduzir o peso de arquivos. Porém, ao fazer isso, o PNG não perde muita qualidade.

Por que PNG é melhor para as mídias sociais?

Desde 1995 ele está entre nós, suprindo uma demanda (os memes de hoje que o digam) de formato de arquivo que acompanhe a tecnologia das telas. Tudo graças ao seu espectro de cores cada vez mais amplo, atendendo a uma demanda que o GIF, surgido anteriormente, não cumpria.

Além disso, ele é considerado o melhor simplesmente porque o PNG – mais especificamente o PNG-24 – baseia-se na quantidade de cores da imagem e possui suporte de transparência. Sendo assim, o resultado é mais fiel ao arquivo original, inclusive no aspecto cromático.

Por exemplo, se você gerou uma imagem, em laranja, e a cor parece ter bordas pixeladas, basta salvar o arquivo em PNG e ele resolverá esses mistérios do dia a dia gráfico digital. O PNG nos dá uma maior segurança nesse aspecto.

Talvez o único momento em que você deva reavaliar se utiliza um arquivo PNG ou JPG é em caso de limite de peso da imagem. Arquivos PNG costumam ser mais pesados. Não tendo restrições dessa natureza, aconselho usar sempre PNG em seus arquivos para web e mídias sociais.

Vantagens
Desvantagens
Compactação sem perdas, tanto sob o aspecto da cor quanto em qualidade.Tamanho de arquivo maior do que JPG.
Ideal para quem precisa compartilhar o mesmo arquivo para inúmeras pessoas – um logo, por exemplo.Pode causar lentidão de carregamento de imagem se usada em websites.
Única alternativa que permite a visualização de transparência da imagem.Não possui suporte EXIF nativo.


Com informações: Adobe.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PNG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados