O que é e como abrir um arquivo PDF

Saiba o que é um arquivo PDF e como abri-lo; o processo pode ser feito rapidamente sem precisar instalar nenhum tipo de programa

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
PDF é a sigla para Portable Document Format. O formato foi criado pela Adobe para permitir que as pessoas abrissem documentos em qualquer hardware ou sistema operacional sem precisar do programa usado para criá-lo, bastando apenas ter um leitor de PDF.
O que é PDF? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Arquivos com extensão .pdf são bastante utilizados no dia a dia. Diversas pessoas apostam nesse formato devido a sua praticidade, principalmente quando precisam manter o layout original de uma página. Os PDFs podem ser criados para manuais do usuário, eBooks, formulários de inscrição e muito mais. A seguir, vou te explicar o que é um arquivo PDF e como abrir um.

Em primeiro lugar, devo esclarecer que a sigla PDF significa “Portable Document Format”. Esse formato foi criado pela Adobe em 1993 para permitir que as pessoas abrissem documentos em qualquer hardware ou sistema operacional sem precisar do programa usado para criá-lo, bastando apenas ter um leitor de PDF.

Outro diferencial desse formato é sua visualização. O usuário consegue ver o arquivo com a mesma estrutura do documento original independente do programa usado para leitura. Diferentemente, por exemplo, de arquivos criados no Microsoft Word que, quando abertos em outra ferramenta, perdem toda a configuração.

Importante ressaltar também que esse é um tipo de padrão totalmente aberto e qualquer pessoa pode criar aplicativos que leiam ou escrevam neste formato. Atualmente, já existem diversas soluções para Windows, macOS, Android, iPhone (iOS) e Linux, por exemplo, com alguns sendo distribuídos pela própria Adobe.

Conheça alguns deles:

Como abrir um arquivo PDF

Como disse, existem vários softwares que podem te ajudar a abrir documentos com essa extensão. No entanto, se você estiver usando o computador, a maneira mais simples de visualizar esses arquivos é através do próprio navegador (Chrome, Mozila, Safari, entre outros). A maioria entrega essa funcionalidade por padrão, independentemente do sistema operacional.

Se for o seu caso, basta encontrar o documento desejado e clicar duas vezes nele para abri-lo. Se o browser não for o software padrão, clique com o botão esquerdo do mouse no arquivo, vá em “Abrir como” e escolha uma opção.

Pelo celular, existem ferramentas como o Google Drive, no caso do Android, e próprio o aplicativo “Arquivos” no iPhone. É só buscar pelo arquivo no seu aparelho e tocá-lo para abrir — o processo será feito automaticamente.

Por fim, se optar por usar outros programas, lembre-se de chegar se é um site ou aplicativo confiável.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados