O que é UPC? [Código de Produto]

Código universal; saiba o que é UPC e por que a OLX e Mercado Livre solicitam esse código para efetuar vendas

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
O que é UPC (Imagem: Código de Barras Brasil/Divulgação)
O que é UPC (Imagem: Código de Barras Brasil/Divulgação)

O UPC significa Universal Product Code ou código universal de produto. Veja abaixo, o que é UPC e como ele é importante para identificação dos produtos comercializados, uma vez que até a OLX e o Mercado Livre solicitam esse código em seus processos.

O que é UPC?

O UPC é um tipo de código impresso na embalagem do produto de varejo para ajudar na identificação de um item específico. Ele consiste em duas partes – o código de barras legível por máquina, que é uma série de barras pretas exclusivas, e o número exclusivo de 12 dígitos abaixo dele.

Qual o objetivo do UPC?

O objetivo dos UPCs é facilitar a identificação das características do produto, como nome da marca, item, tamanho e cor, quando um item é digitalizado no checkout. É por isso que foram criados – para acelerar o processo de checkout em supermercados. Os UPCs também são úteis para rastrear o estoque em uma loja ou depósito.

Como identificar o UPC do produto?

  1. É um código numérico;
  2. Costuma ter entre 8 e 14 dígitos;
  3. Além do UPC pode assumir outras formas como: EAN e ISBN, dependendo do produto comercializado;
  4. Fica junto do código de barras, na caixa do produto ou na embalagem.

Quais as vantagens do UPC

Eles possibilitam que leitores de código de barras identifiquem imediatamente um produto e seu preço associado, os UPCs aumentam a velocidade das vendas.

Para os vendedores

Eles melhoram a eficiência e a produtividade, eliminando a necessidade de inserir manualmente as informações do produto.

Tornam possível rastrear o estoque com muito mais precisão do que a contagem manual, para saber quando produtos são necessários nas prateleiras do varejo ou nos depósitos.

Quando há um problema com um determinado produto e os consumidores que o compraram precisam ser alertados ou um recall emitido, os UPCs permitem que os produtos sejam rastreados desde a produção até a distribuição nas lojas de varejo e até mesmo nas residências dos consumidores.

O que fazer se não acho o UPC?

A melhor opção é entrar em contato com o fabricante ou distribuidor para verificar se o produto não tem código. Se vier de fábrica sem código ou o seu produto é manufaturado, pode-se indicar que não se aplica (N/A) no momento de completar a ficha técnica ou deixá-lo incompleto.

O ideal é que tenha o código, para as informações do produto serem identificadas automaticamente pela plataforma de vendas e ofertado aos clientes.

Agora, já sabe-se o que é UPC e qual a importância desse código universal tanto para os vendedores como para os consumidores. Boas vendas!

Com informação: Mercado Livre, Shopify.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Universal Product Code na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados