Como devolver um produto comprado no Mercado Livre

Se a compra chegou e você se arrependeu ou teve algum problema com o item, não se preocupe; veja como devolver um produto no Mercado Livre

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

De caneta a pneu: é possível comprar de tudo no Mercado Livre. No entanto, não há como garantir que, de fato, você vá gostar do que adquiriu quando o pedido chegar na sua casa. Se isso aconteceu com você, é possível desistir da compra. Veja aqui como devolver um produto no Mercado Livre e solicitar reembolso.

Mercado Livre
Pacote do Mercado Livre (Imagem: Divulgação)

Tempo necessário: 3 minutos

O Mercado Livre não permite a troca de itens. Ou seja, independente do motivo, é necessário cancelar sua compra e, se quiser, fazer uma nova. O prazo de devolução vai depender do produto. Se for algo relacionado à tecnologia, você tem até 7 dias para avisar a empresa (a contar da data do recebimento); para outros departamentos, o prazo aumenta para 30 dias.

  1. Acesse o site do Mercado Livre

    No seu navegador, abra a página mercadolivre.com.br/; se ainda não tiver feito login, clique em “Entre” no canto superior direito da tela e insira seu telefone (ou e-mail) e senha.

  2. Vá em “Compras”

    Ainda no canto superior direito da tela, clique em “Compras”;Seta indicando a área de compras do Mercado Livre

  3. Acesse as informações do seu pedido

    Na tela de “Compras”, vá até o seu último pedido e selecione “Ver compra”;Como ver detalhes do seu pedido no Mercado Livre

  4. Inicie o processo de devolução

    Abaixo das informações do seu pedido (dia, local e horário de entrega), clique em “Devolver grátis”;Seta indicando o botão de devolução no Mercado Livre

  5. Justifique o seu pedido de cancelamento

    Clique no motivo da sua devolução — dependendo da resposta, será necessário mais informações ou fotos. Ao final, clique em “Confirmar”; será exibido também o método de reembolso, clique em “Continuar”;Tela de justificativa

  6. Confirme a devolução

    A devolução é gratuita e a empresa gera um código que você pode apresentar em qualquer agência do Correios ou Mercado Livre; se concordar, clique em “Confirmar devolução”.Última tela para iniciar o processo de devolução do produto no Mercado Livre

O prazo de 7 dias é para produtos dos seguintes departamentos: Celulares e Telefones; Câmeras e Acessórios; Game; Eletrônicos, Áudio e Vídeo; Informática e TV. Além disso, é bom lembrar que todos os produtos devem ser guardados na embalagem original e entregues em até 7 dias após a emissão do código de devolução. 

Qual o prazo para reembolso?

O reembolso é sempre feito depois do recebimento do produto e varia de acordo com a forma de pagamento. Para quem pagou com dinheiro, via boleto ou Pix, o ressarcimento é feito na conta do Mercado Pago na hora. Compras feitas no cartão de crédito são reembolsadas diretamente no cartão e podem demorar de 2 a 9 dias úteis (de acordo com o prazo do banco) ou — se a opção estiver disponível para seu pedido — também na conta do Mercado Pago imediatamente.

O que fazer se o produto ainda está dentro do prazo de devolução, mas o código expirou?

Se surgiu algum imprevisto e você não conseguiu levar seu produto até a uma agência dos Correios, entre novamente na área de pedidos e faça de novo o processo que mostramos acima.

Posso desistir do cancelamento?

Sim. Acesse o seu pedido na área de compras e, abaixo das informações de devolução, clique em “Cancelar devolução” e confirme o cancelamento. Se trocar de ideia (novamente) é só iniciar o processo de novo, mas fique atento com o prazo.

Quais produtos o Mercado Livre não aceita devolução?

Alguns itens disponíveis para compra no Mercado Livre não se enquadram na política de devolução de forma alguma. São eles: veículos; tags de pagamento de pedágios; serviços; equipamentos médicos como material de laboratório, farmácia e terapias alternativas; ingressos para eventos; imóveis; plantas (tanto naturais quanto artificiais); seres vivos e produtos de beleza e cuidado pessoal como barbearia, farmácia, depilação e tratamentos de beleza.

Não é possível devolver o produto, e agora?

Nesse caso, o Mercado Livre recomenda que o cliente entre em contato com o vendedor para combinar uma solução e, se for o caso, iniciar uma reclamação.

Com informações: Mercado Livre

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados