Início / TB Responde / Finanças /

O que é e como funciona o Mercado Pago?

Carteira digital, Mercado Crédito, cartão, checkout… esses são alguns recursos do Mercado Pago; veja mais detalhes abaixo

Amanda Machado

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Mercado Pago é uma solução do Mercado Livre semelhante a uma carteira digital, mas que também oferece outros recursos, principalmente para vendedores. Continue a leitura e veja abaixo o que é o Mercado Pago e como ele funciona, ou seja, todas as soluções oferecidas pela plataforma.

Aplicativo do Mercado Pago
O que é e como funciona o Mercado Pago? (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre, uma plataforma que funciona como intermediário de pagamento entre o vendedor individual e o comprador, bandeiras de cartão de crédito e bancos.

Foi criado para gerenciar as vendas de quem está pensando em vender itens usados ou está abrindo um próprio negócio, de uma forma mais ágil e totalmente online.

No entanto, o serviço não se restringe apenas ao Mercado Livre. Mesmo tendo o objetivo de facilitar as negociações no marketplace, lojas virtuais e físicas independentes, e até mesmo aqueles que vendem pelas redes sociais, podem utilizar a plataforma para gerenciar as transações.

Com funciona

O Mercado Pago possui recursos tanto para compradores, seja para pedidos no próprio Mercado Livre ou em outros estabelecimentos, como para vendedores. O acesso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo:

Conta Mercado Pago

1- Carteira digital

Você consegue gerenciar todos os recebimentos e pagamentos feitos, controlando as movimentações, o dinheiro disponível na carteira e até mesmo fazendo a portabilidade do salário.

2- Cartão Mercado Pago

O Mercado Pago também possui o seu cartão de crédito e débito, virtual e físico, sem anuidade e com vantagens no Mercado Livre. Tudo é controlado no aplicativo.

3- Transações

É possível transferir dinheiro para contas do Mercado Pago ou outras, e acompanhar todas as movimentações feitas.

4- Open Finance

Uma funcionalidade, regulamentada pelo Banco Central, que permite que você compartilhe os dados da sua conta com outros bancos.

screenshot conta mercado pago
Na Conta do Mercado Pago é possível gerenciar todos os recebimentos e pagamentos feitos. (Imagem: Reprodução / Mercado Pago)

Mercado Crédito

Um serviço de empréstimos, para compradores e vendedores. Além de poder fazer compras parceladas sem um cartão de crédito, ainda é possível fazer o empréstimo pessoal.

Pagamentos

Em sua conta no Mercado Pago você consegue acompanhar todos os pagamentos feitos por lá, como de compras e assinaturas. É possível ver o meio de pagamento, detalhes do envio e pedir ajuda em caso de pagamento duplicado, parcelas, entre outros.

Para vendedores

Vendedores, de lojas virtuais, físicas ou redes sociais, podem receber pelo Mercado Pago de diferentes formas. O serviço oferece: checkout, link de pagamento, QR Code, maquininha de cartões Point e assinatura.

maquininhas point mercado pago
A maquininha Point é uma opção para lojas físicas. (Imagem: Reprodução / Mercado Pago)

Outros recursos do Mercado Pago

Além de todas as funcionalidades citadas acima, no Mercado Pago também é possível comprar e vender Bitcoin, Ethereum e USDP, e ter acesso aos seguros: de celular, garantia estendida e Carteira Protegida.

Com informações: Mercado Pago 1, 2 e 3.