Como receber pelo Mercado Pago [Produtos ou serviços]

Diferentes formas de pagamento online e presencial para produtos e serviços; entenda como receber pelo Mercado Pago e quais são as taxas

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Celular com gráfico de cálculo e comparação com um símbolo de envio mais um símbolo monetário.
O Mercado Pago também oferece a conta de vendedor para gerenciar vendas e pagamentos. (Imagem: Reprodução / Mercado Pago)

Além de funcionar como uma carteira digital para contas pessoais, permitindo compras no próprio Mercado Livre ou em estabelecimentos que aceitam o Mercado Pago, o serviço ainda oferece a chamada Conta de Vendedor, com ferramentas exclusivas que possibilita cobrar por produtos e serviços. Continue a leitura e saiba como receber pelo Mercado Pago.

O que é a Conta de Vendedor?

A Conta de Vendedor no Mercado Pago é, basicamente, um espaço com funcionalidades exclusivas onde é possível gerenciar todo o negócio. A plataforma permite: administrar as vendas realizadas; acompanhar o desempenho da empresa a partir de relatórios e estatísticas; e, principalmente, receber pagamentos em variados formatos, com uma taxa sobre cada pagamento recebido.

As possibilidades oferecidas pelo Mercado Pago são interessantes tanto para quem possui loja virtual quanto loja física, assim como para profissionais freelancers que podem garantir o pagamento de seus trabalhos e oferecer uma experiência mais segura aos clientes que contrataram o seu serviço.

Quais são as formas de receber pelo Mercado Pago?

Talvez esse seja o modelo mais conhecido. Não é para menos, o link de pagamento facilita a cobrança e ainda permite o compartilhamento no WhatsApp, Facebook e Instagram, uma excelente opção para quem vende produtos pelas redes sociais.

O mais interessante é que a pessoa que recebe o link para pagamento não precisa ter uma conta no Mercado Pago e ainda pode parcelar o valor, sem juros, na quantidade que o vendedor definiu.

Essa opção disponibiliza aos seus clientes diferentes formas de pagamento como: cartões de crédito; Mercado crédito; cartão virtual de débito; boleto; saldo do Mercado Pago; e Pix.

2. Assinatura

O Plano de assinatura do Mercado Pago permite que o vendedor receba pagamentos recorrentes por débito automático. Ou seja, é possível criar um plano de assinatura para determinado serviço, definir nome, preço e a frequência de pagamento (semanal, quinzenal, mensal…).

Com todas essas definições configuradas, o Mercado Pago gera um link ou botão de pagamento que pode ser enviado pelas redes sociais, WhatsApp ou até mesmo incorporado no site.

Três ícones com título e textos complementar. O primeiro com uma mão apontada para cima e o título "Crie um plano de assinatura em poucos passos". O segundo com uma seta e um ícone de compertilhar com o titulo "Compartilhe com seus clientes". E o terceiro uma imagem de pagamento recebido com o título "Administre tudo pelo painel".
O plano de assinatura permite ao vendedor receber pagamentos recorrentes por débito automático. (Imagem: Reprodução / Mercado Pago)

3. Integração com loja virtual

Para lojas virtuais, o Mercado Pago oferece diferentes possibilidades de integrações:

Checkout

O serviço tem a integração de checkout em e-commerces desenvolvidos pelas plataformas: Shopify, Loja Integrada, Xtech, Nuvemshop, Vtex, Magento, WooCommerce, Linx e Adaltech. As opções são:

  • Checkout Pro: integração que realiza a cobrança a partir de um formulário web de qualquer dispositivo. Nessa opção é possível utilizar os principais meios de pagamento, comprar em um clique sem a necessidade de conta no Mercado Pago e pagar com dois cartões.
  • Checkout para aplicativos: a ferramenta também disponibiliza a opção de checkout para aplicativos Android e iOS, com todas as opções de pagamento, parcelamento, desconto e comunicação personalizada.
  • Web Tokenize Checkout: nesse modelo de integração é disponibilizado um formulário com design pronto. Quando o cliente insere os seus dados do cartão, as informações criptografadas são armazenadas pelo Mercado Pago.
  • Via API: também conhecido como checkout transparente, essa é a integração que permite a criação de um modelo de checkout do zero, sem precisar direcionar o cliente para outras páginas.
  • Wallet Button: aqui, é possível criar um botão que encaminha o cliente para o pagamento por meio do wallet (carteira) do Mercado Pago.
  • Wallet Connect: essa opção oferece a possibilidade de compra em um clique utilizando a carteira digital do Mercado Pago. Quando o cliente seleciona essa forma de pagamento na loja virtual, ela se torna padrão.

Marketplace

Para quem vende por marketplaces, o Mercado Pago oferece a integração chamada split de pagamento, que cobra os clientes e divide o valor da transação entre a conta vendedora e o marketplace.

One Click Buy

Esse é um modelo de integração em que o cliente utiliza um cartão já utilizado antes para finalizar a compra atual em um clique. Isso acontece porque as informações ficam salvas no Mercado Pago, a partir de criptografia e autorização do comprador.

4. QR Code

No caso de pagamentos por QR Code, o vendedor recebe um código único da conta no Mercado Pago para receber as transações de forma rápida e simplificada.

Essa opção não gera custo extra e tem as cobranças mais baixas, além de permitir o pagamento por Pix, ideal para recebimentos imediatos.

5. Maquininha

O Mercado Pago Point é a maquininha que oferece cobrança de cartões de crédito e débito. A integração com o aplicativo do Mercado Pago possui parcelamentos sem juros e demais benefícios oferecidos pela plataforma. São quatro modelos: Point Smart; Point Pro 2; Point Mini Chip; e Point Mini com NFC.

A aquisição das maquininhas Point também inclui o Kit QR Code e Pix do Mercado Pago com adesivos e placas para serem disponibilizados em estabelecimentos físicos.

Imagem  com três plaquinhas. A primeira escrita "Pague com seu celular", a segunda escrita "Escaneie e pague" e a terceira escrita "Mercado Pago pague com seu celular".
O Kit QR Code e Pix vem com a aquisição da maquininha Point. (Imagem: Reprodução / Mercado Pago)

Sobre as taxas

Para as vendas online, como por links de pagamento, lojas virtuais, redes sociais e assinatura, os valores variam de acordo com a forma de pagamento utilizada pelo cliente e o momento que o vendedor quer receber o dinheiro:

Forma de pagamentoTempoTaxa que você paga
Todos os cartões de crédito e
saldo no Mercado Pago
Na hora
Em 14 dias
Em 30 dias
4,99%
4,49%
3,99%
Débito virtual CaixaNa hora3,99%
BoletoEm 3 diasR$ 3,49
PixNa hora0,99%

Para pagamentos realizados por QR Code, as variações de taxas são as seguintes:

Forma de pagamentoTempoTaxa que você paga
Cartões de créditoNa hora
Em 30 dias
1,99%
1,69%
Cartões de débitoNa hora1,99%
Dinheiro do Mercado PagoNa hora0%
PixNa hora0%

Nos pagamentos online e por QR Code, existe a possibilidade de parcelamento sem juros para os clientes. A quantidade de parcelamento escolhida gera os seguintes custos absorvidos pelo vendedor:

Pagamentos online

Número de
parcelas
Custo do parcelamento
sem juros
2xaté 3,38%
3xaté 5,07%
4xaté 6,76%
5xaté 8,45%
6xaté 10,14%
7xaté 10,43%
8xaté 11,92%
9xaté 13,41%
10xaté 14,90%
11xaté 16,39%
12xaté 17,88%

QR Code

Número de
parcelas
Custo do parcelamento
sem juros
2x2,03%
3x4,06%
4x6,09%
5x7,64%
6x8,92%
7x10,06%
8x10,62%
9x11,23%
10x12,41%
11x13,60%
12x14,80%

Já em relação às maquininhas Point, as taxas variam para as formas de pagamento crédito (vista ou parcelado), débito e Pix, além do tempo para o recebimento da transação:

Débito ou Pix

Forma de pagamentoTempoTaxa que você paga
DébitoNa hora1,99% por venda
Débito virtual CaixaNa hora3,99% por venda
Pix (código na maquininha)Na hora0,00% por venda

Crédito à vista

TempoTaxa que você paga
Na hora4,74%
14 dias3,79%
30 dias3,03%

Crédito parcelado

TempoTaxa que você paga
Na hora 5,31% + tarifa de parcelamento
14 dias 4,36% + tarifa de parcelamento
30 dias 3,60% + tarifa de parcelamento

As taxas de parcelamento nas maquininhas Point funcionam de duas formas: as que o vendedor vai assumir e as que serão cobradas do comprador.

Número de
parcelas
Taxa que o
vendedor paga
2xaté 4,60%
3xaté 5,98%
4xaté 6,76%
5xaté 8,45%
6xaté 10,14%
7xaté 10,43%
8xaté 11,92%
9xaté 13,41%
10xaté 14,90%
11xaté 16,39%
12xaté 17,88%
Número de
parcelas
Taxa que o
comprador paga
2x5,41%
3x6,78%
4x8,25%
5x9,66%
6x11,04%
7x12,25%
8x13,85%
9x15,44%
10x16,59%
11x18,19%
12x19,97%

Com informações: Mercado Pago.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Mercado Pago na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados