Mercado Pago libera função de pessoa de confiança para elevar segurança das transações

Novo mecanismo permite que pai, mãe, namorado e outras pessoas possam avisar sobre roubo de celular ou comprometimento de conta.

Thássius Veloso
Por
Van do Mercado Livre
Van para entrega de encomendas (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

O Mercado Pago adotou a função de pessoa de confiança para aumentar a segurança nas transações do banco digital, que pertence ao Mercado Livre. Na prática, essas pessoas poderão reportar ao Mercado Pago caso o titular da conta tenha passado por roubo de celular ou algum outro problema de segurança. A tecnologia está disponível a partir de agora, e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas.

Eu visitei a sede do Mercado Livre em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, e conversei com a diretora de inteligência antifraude, Fabiana Saenz. Ela me explicou que frequentemente o dono da conta pode ter dúvidas de como avisar o Mercado Pago sobre algum golpe. É como se o consumidor ficasse trancado do lado de fora, já que está sem o smartphone nem nenhum outro dispositivo logado no Mercado Pago.

Já existiam outros mecanismos. A partir de agora, os usuários podem adicionar as pessoas de confiança. O comunicado do Mercado Pago menciona pai e mãe, mas na realidade pode ser qualquer pessoa em quem você confie para acionar o banco digital e solicitar o encerramento de todas as sessões.

Fabiana conta que o Grupo Mercado Livre tenta antecipar os passos dos criminosos no ambiente digital. É por isso que o aviso da pessoa de confiança continua valendo mesmo que os invasores tenham descoberto ou trocado a senha da vítima de fraude.

A executiva explica que os sistemas do Mercado Pago passarão a exigir o reconhecimento facial para liberar um novo acesso. O rosto da pessoa terá de bater com o que está cadastrado na base de dados da empresa.

Tela de adição de Pessoa de Confiança no Mercado Pago (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Tela de adição de Pessoa de Confiança no Mercado Pago (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os usuários designados como pessoas de confiança poderão avisar sobre problemas de segurança pelos apps do Mercado Pago e do Mercado Livre. Também poderão acionar a central telefônica do Mercado Pago pelo número 0800 637 7246 ou entrar no site oficial.

É importante observar que a função de pessoa de confiança só protege as transações no Mercado Pago. A equipe de comunicação nos contou que não há previsão de liberar esse mecanismo para compras no Mercado Livre. Note que existem diferenças entre a plataforma de vendas e o banco digital, apesar de integrarem o mesmo grupo. Somente o Mercado Pago possui mais de 45 milhões de clientes.

Como ativar a função de Pessoa de Confiança no app do Mercado Pago

  1. Selecione a aba “Início” e toque em “Olá, [nome]”
  2. Acesse “Segurança” e escolha “Suas pessoas de confiança”
  3. Selecione “Adicionar pessoa de confiança”

É essencial que a pessoa escolhida tenha conta no Mercado Livre ou no Mercado Pago.

Receba mais sobre Mercado Pago na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados