O que é VO2 Max?

Medida de oxigenação; saiba o que é VO2 Max e sua importância como métrica de capacidade aeróbica nos exercícios físicos

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é VO2 Max (Imagem: Fitsim Admasu/Unsplash)
O que é VO2 Max (Imagem: Fitsim Admasu/Unsplash)

Ao fazermos exercícios aeróbicos, nós utilizamos grande quantidade de oxigênio nas atividades. Veja abaixo, o que é VO2 Max e como esse valor de unidade é importante dentro das capacidades humanas ao exercício. Smartwatches e pulseiras inteligentes têm começado a apresentar a capacidade de medir o VO2 Max, para ajudar o usuário a entender melhor o seu corpo durante seus exercícios físicos.

O que é VO2 Max?

O VO2 máximo é a quantidade de oxigênio que o usuário pode utilizar durante o treinamento. Uma pontuação mais alta é ligada com maior aptidão aeróbica, mais energia, recuperação mais rápida e melhor saúde geral. 

O que ele representa

O valor do VO2 Max representa a quantidade de oxigênio que você pode consumir em um minuto por quilograma de peso corporal (mL / kg / min).

Por que é importante?

O valor mais alto de VO2 Max significa maior entrega de oxigênio aos músculos durante o exercício. Isso depende de vários fatores diferentes: a quantidade de oxigênio que se ingere em cada respiração, a diferença arteriovenosa de oxigênio (a quantidade de oxigênio captada do sangue pelos tecidos), o número de glóbulos vermelhos e seu fator cardíaco máximo (Qmax).

Quais os benefícios do alto valor de VO2 Max?

O VO2 máximo serve como uma projeção do desempenho aeróbio: corrida de longa distância e outras atividades. Essas atividades dependem do sistema de energia aeróbia.

Em linguagem simples, ao atingir esse valor o usuário esgotou todos os estoques de energia disponíveis nos músculos e na corrente sanguínea e deve começar a queimar os estoques de gordura para obter mais energia.

Por quanto tempo posso manter o ritmo?

Pode-se continuar fazendo isso indefinidamente, contanto que mantenha um ritmo constante. Isso é o que queremos dizer com “zona de queima de gordura”, tão buscado pelas pessoas com o objetivo do emagrecimento.

Onde encontro esses valores?

Os dispositivos fitness ou smartwatches têm utilizado o valor do VO2 Max como indicativo para seus usuários. Os wearables fazem automaticamente cálculos, levando em consideração diversos fatores de medição presentes no dispositivo. 

De onde vem o resultado?

Esses cálculos são feitos por muitos métodos, inclusive podendo ser reproduzidos por meios manuais pelos interessados. A grande vantagem dos wearables é oferecer o resultado da estimativa automaticamente.

Os números são confiáveis?

Tanto os cálculos feitos manualmente como os feitos pelos aplicativos são estimativas por serem imperfeitos não levando em consideração todos os fatores.

Não há como um dispositivo fitness ter todas as informações necessárias para medir com precisão o consumo de oxigênio.  Nem a maioria dos rastreadores considera todos os dados individuais relevantes, como histórico de tabagismo, condições de saúde, que influenciam diretamente o resultado. 

Com informação: Android Authority.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre VO2 Max na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados